segunda-feira, 20 de novembro de 2017

BISPO DIOCESANO CONCEDE ENTREVISTA AO NOSSO BLOG DURANTE SUA VISITA A PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DE BURITICUPU

Após  a missa solene e uma longa sessão de fotos com os crismados, familiares dos crismados, catequistas e fiéis. D. Sebastião concedeu uma  breve entrevista e nos deixou uma  bela mensagem. O bispo falou de temas atuais na igreja, da  atual situação da nossa diocese e da atual conjuntura do nosso país  
Acompanhe  abaixo a entrevista.

Diario de Santa Rita: D. Sebastião, qual é o quadro atual da nossa diocese e as suas principais atividades?

D. Sebastião: Estamos vivendo um Plano Diocesano de Pastoral e aperfeiçoando os serviços que as duas áreas e os sete setores estão proporcionando para uma presença da Igreja que evangeliza, se organiza e deve se fazer cada vez mais profética. As atividades outras e primordiais estão vinculados às Prioridades diocesanas do Plano: Missão, Iniciação cristã, Bíblia que ilumina nosso agir, Comunidade de comunidades e Compromisso sócio transformador.

 Diario de Santa Rita: D. Sebastião quais suas expectativas para o ano do laicato?
 D. Sebastião: O Ano do Laicato será iniciado em unidade com toda a Igreja no Brasil no domingo, 26 de novembro, na missa final da Assembleia diocesana de pastoral. Será criada uma comissão para fazer proposta e acompanhar a vivencia do ano do laicato na diocese.

Diário de Santa Rita:  D. Sebastião   como o Senhor avalia a situação atual do nosso pais e o que a comunidade pode fazer neste momento?
 D. Sebastião:  A situação é muito crítica, mas não podemos perder a esperança, mesmo não podendo contar com governo federal e o congresso nacional, no próximo ano temos eleições onde podemos contribuir votando em candidatos mais honestos e comprometidos com o povo e não com grupos de interesses escusos.

 Diario de Santa Rita: D. Sebastião, o Papa Francisco lançou o Sínodo dos jovens e da Amazônia o que nós podemos esperar e contribuir nesta perspectiva?
 D.Sebastião: Quanto ao sínodo dos jovens, o Papa solicitou a toda juventude que se manifestasse, então está aberta a possibilidade dos jovens contribuir com os bispos do sínodo; o sínodo da Amazônia ainda precisa ser encaminhado, mas também certamente o povo de Deus será ouvido

Diário de Santa Rita: D. Sebastião, quais os maiores desafios para os cristãos católicos na atualidade?
D. Sebastião: Ser sal e luz para um mundo conturbado com tantas propostas passageiras, mas de aparentemente de interesse consumista e destruição de valores importantes para o bem da sociedade e da Igreja. Precisamos de fundamentação, convicção e serviço caridoso mais amplo que interfira na sociedade positivamente. 



Um comentário: