quarta-feira, 15 de novembro de 2017

CNBB PREPARA ATUALIZAÇÃO DAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PRESBÍTEROS

 A Igreja no Brasil contará em breve com novas Diretrizes para Formação de Presbíteros. Um grupo formado por bispos e peritos esteve reunido na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos dias 13 e 14 de novembro, para conclusão do texto que será enviado aos bispos de todo o Brasil, afim de receber contribuições. O próximo documento acolherá indicações do texto divulgado pela Congregação para o Clero sobre formação de seminaristas, além do magistério do papa Francisco.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Jaime Spengler, é um dos responsáveis pela elaboração do texto: “Estamos tentando levar em consideração primeiro a Ratio Fundamentalis. Além disso, nos foi pedido que levasse em consideração o magistério do papa Francisco”, explica.
Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis é um documento elaborado pela Congregação para o Clero do Vaticano que dá pistas para a formação de seminaristas e do clero da Igreja. Publicado no dia 8 de dezembro de 2016, atualiza as orientações de 1985 e explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente. O texto destaca que o futuro padre deve ser acompanhado na totalidade das quatro dimensões que interagem simultaneamente no processo formativo e na vida dos ministros ordenados: humana, espiritual, intelectual e pastoral.
As atuais Diretrizes para a Formação Presbiteral foram aprovadas na 48ª Assembleia Geral da CNBB, em 2010, e já visavam enriquecer a formação espiritual, humana, intelectual e pastoral dos futuros sacerdotes “com novos impulsos vitais, consoantes com a índole peculiar de nosso tempo”.
“Sempre está presente esse desejo de construir indicações para que os presbíteros possam ser essa presença no mundo de hoje, capaz de promover a obra da evangelização em vista de uma Igreja em saída, indo ao encontro das tantas periferias existenciais que marcam a nossa realidade. Para isso, precisamos de homens vigorosos no Espírito”. – dom Jaime Spengler

Quatro características
Dom Jaime Spengler ainda cita, a partir da Ratio Fundamentalis, quatro características que precisam de destaque: “a formação deve ser única, integral, comunitária e missionária”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário