quarta-feira, 25 de abril de 2018

CENTRO DE FÉ POLÍTICA REALIZA SEMINÁRIO EM BRASÍLIA ( DF)


Educação política nas bases é tema de discussão da Rede de Assessores e Escolas locais e regionais.
Assessores e Escolas locais e regionais de Fé e Política estiveram reunidos em Brasília, no Centro Cultural Missionário/CCM, entre os dias 20 e 22 de abril, para o seminário promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara/CEFEP. “Democracia Política: educação nas bases um desafio” foi o tema que norteou as discussões dos 46 participantes do encontro.
O seminário foi muito influenciado pelo momento político atual que, de acordo com os participantes do evento, coloca em cheque a democracia e exige a realização de um mutirão de educação política continuada nas bases. Segundo padre José Ernane Pinheiro, secretário executivo do CEFEP, há muitas ações de formação de política por intermédio de diversas instituições que se relacionam com o Centro, mas é preciso potencializá-las. “Há urgência de ampliar o trabalho de base e articular as forças”.
A programação do seminário contou com análise de conjuntura, realizada por Robson Sávio do Núcleo de Estudos Sociopolíticos/NESP da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG, painel sobre o tema central do evento, discussões sobre pistas de ação para o CEFEP e as Escolas e propostas sobre a Rede de Assessores.
Para Geraldo Aguiar, membro da coordenação do CEFEP, o seminário foi bastante positivo e atendeu à proposta inicial, além da retomada de questionamentos que já vinham sendo discutidos desde o seminário dos 10 anos do Centro, ocorrido em janeiro de 2016.
De acordo com Renê Mioto, membro da Rede de Assessores e participante do seminário, é inspirador perceber o amor e zelo ao CEFEP demonstrado por todos os envolvidos no Seminário. “A mística que envolve o pensar a política na busca do bem comum desafia e mobiliza homens e mulheres cristãos de todo esse país”, finalizou Renê.
No sábado à noite, ouvimos também uma bela apresentação do padre Manfredo Oliveira, professor de filosofia da Universidade Federal do Ceará, sobre “O Papa Francisco e o Mundo de hoje”, destacando as principais reflexões do Papa que questionam a complexidade do mundo atual.
No domingo pela manhã, uma celebração eucarística expressou a relação da fé com o compromisso social dos participantes.
Entre as deliberações do seminário, foi encaminhada a proposta de uma comissão ampliada para o Centro, maior apoio às Escolas locais e Regionais , e atuação mais efetiva da Rede de Assessores.
Fonte: CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário