sexta-feira, 18 de maio de 2018

CONCLUÍDO ENCONTRO DO PAPA COM BISPOS CHILENOS. PAPA PEDE UMA IGREJA PROFÉTICA


Na missiva, o Papa lhes agradece por terem acolhido o convite para que, juntos, se fizesse "um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos".
Cidade do Vaticano
Encerrou-se às 18h40 locais desta quinta-feira (17/05), o último dos quatro encontros que o Santo Padre teve no Vaticano com os 34 bispos chilenos. É o que informa uma declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke. Ao concluir este período de discernimento e encontro fraterno, o Papa Francisco entregou a cada um de seus irmãos no episcopado a carta que transcrevemos a seguir:
Queridos irmãos no episcopado,
Quero agradecer-lhes por terem acolhido o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.
À luz dos acontecimentos dolorosos concernentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência –, temos aprofundado a gravidade dos mesmos bem como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração, a cujo pedido vocês se uniram numa só vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.
Agradeço-lhes a plena disponibilidade que cada um manifestou para aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.
Depois destes dias de oração e reflexão os convido a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço a seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso.
Fonte: Vatican News.


Nenhum comentário:

Postar um comentário