quinta-feira, 12 de julho de 2018

ENVIADO DO PAPA PRESIDE MISSA DE ABERTURA DO 5º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO


O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, presidiu a missa que abriu o 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), na tarde desta terça-feira, 10, na praça da Catedral San Lorenzo, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Enviado especial do papa Francisco para acompanhar o Congresso, o cardeal disse que a “obra missionária tem um coração, um centro, um nome: Jesus”. Segundo o cardeal, todos que encontram Jesus, “reconhecem Deus”.
Cardeal Filoni ressaltou que o CAM 5 precisa da bênção de Deus “para entender bem e levar adiante a obra de Jesus”. “É preciso evitar que a obra missionária se reduza a filantropia. Qualquer obra missionária é anúncio e testemunho. Anúncio de Jesus, de sua obra, de sua ternura”, acrescentou. Ele pediu que o Congresso seja bênção para os pobres, os desempregados, marginalizados “e todos que têm fome e sede de justiça”.
Com o tema “A alegria do evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, o Congresso quer “fortalecer a identidade e o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja na América”. Até sábado, 14, mais de 2.500 delegados vindos da maioria dos países do continente americano estarão reunidos para aprofundar o tema do Congresso por meio de conferências e oficinas.
Elogiada pelos missionários, a organização do Congresso foi o destaque nesse primeiro dia. Acolhidos pelas paróquias e hospedados em casas de famílias, os missionários sentem a alegria e animação dos bolivianos com o Congresso. Nas paróquias, foram distribuídos o material e as credenciais do Congresso pouco antes da missa de abertura para a qual forma em micro-ônibus especialmente contratados para esse fim.
Parte da delegação brasileira no CAM 5
 Programação da quarta-feira, 11 de julho – A sessão de abertura dos trabalhos do CAM 5 começou às 9h (horário local). Já a primeira conferência, ministrada por Dom Guido Charbonneau, bispo de Honduras, será às 11h e discutirá o tema “A alegria apaixonante do evangelho”. Na parte da tarde, a partir das 14h30, os congressistas serão divididos em grupos e trabalharão em oficinas, conservatórios e sub-assembleias, conforme inscrição prévia.
Texto: Fabrício Preto – Imprensa POM


Nenhum comentário:

Postar um comentário