segunda-feira, 2 de julho de 2018

NOVO PRESIDENTE NO MÉXICO: O TRIUNFO DE LOPEZ OBRADOR

Lopez Obrador novo presidente do México.

As eleições presidenciais no México deram a vitória ao líder do partido de centro-esquerda “Morena”, Andres Manuel Lopez Obrador, com mais de 54% dos votos.

Cidade do Vaticano

Logo depois do resultado o novo Presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, primeiro presidente da esquerda, vencedor na sua terceira tentativa para conquistar o governo fez um convite à reconciliação. “Os interesses pessoais por mais legítimos que sejam devem ser preteridos ao interesse superior e geral” : este é o apelo, no qual também garantiu “liberdade de expressão, empresarial e religiosa, reafirmando também, “a prioridade dos direitos consagrados na Constituição”.

Sua vitória foi reconhecida pelo candidato do governo, José Antonio Meade, enquanto que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, congratulou-se com Obrador pelo Twitter, afirmando que está animado para trabalhar com ele. “A escolha de Lopez Obrador – explica Bruno Desidera, jornalista da Diocese de Treviso, especialista em México – demonstra a grande vontade de mudança com relação às tradições políticas mexicanas. Pela primeira vez o expoente de uma esquerda bastante radical torna-se Presidente.

Um voto marcado pela violência

Milhares de pessoas festejaram nas ruas e nas praças da Cidade do México. Porém, o voto deste domingo (01/07) foi marcado por homicídios, violências e riscos de fraudes. Uma mulher foi morta enquanto ia votar, pouco antes da abertura das urnas, foram assassinados três militantes do Partido Revolucionário Institucional.

 Fonte: Vatican News


Nenhum comentário:

Postar um comentário