quinta-feira, 26 de julho de 2018

SEMINÁRIO CAPACITA LÍDERES DOS REGIONAIS DA CNBB PARA O TEMA DA CF 2019: POLÍTICAS PÚBLICAS




Cartaz criado por padre Erivaldo Dantas
vencedor do concurso da CF 2019
Estado. Sociedade. Agentes Públicos. Orçamento. Monitoramento e avaliação. Política de Governo e Política de Estado. Participação e controle social. Temas como este fazem parte do texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019 apresentado aos 45 participantes do Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2019, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília (DF), de 23 a 25 de julho.

O seminário, do qual participam representantes de 16 dos 18 regionais da CNBB que depois multiplicarão a CF em suas localidades, busca aprofundar as três partes que integram o texto-base: ver, julgar e agir. Em 2019, o tema da Campanha da Fraternidade, será: Políticas Públicas. Esta CF tem como objetivo: “Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Segundo o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade, padre Luís Fernando da Silva, o seminário nacional tem como objetivo colocar os regionais da CNBB em sintonia com o projeto apresentado pelo texto-base. “O nosso grande esforço e empenho é entender quais são as linhas mestras e diretrizes que o texto-base apresenta para depois, numa linguagem acessível para nossas comunidades, poder ajudar as pessoas a entrar na dinâmica da campanha”.

Além de afetar a vida de todo mundo, o tema da CF 2019 adquire importância particular porque segundo padre Luís no ano que vem teremos um conjunto de governantes recém eleitos, incluindo o presidente da República. “Quando falamos de políticas públicas falamos de participação das pessoas no processo de gestão e controle. Cada um na sua medida e realidade. Todos os cristãos têm a missão e são chamados a participar do processo das políticas públicas. Este é o grande convite e contribuição da CF 2019”, disse padre Luís Fernando.

Para a coordenadora da Escola de Fé e Política dom Amaury Castanho de Jundiaí (SP) e representante do Regional Sul 1 da CNBB, Dolaine Coimbra Santos, o seminário cumpre um importante papel de orientar os representantes dos regionais, dando o norte e buscando construir a unidade na diversidade.

Assessores do seminário. Foto: Assessoria de
 Imprensa da CNBB/Matheus de Souza
O assessor da parte do “julgar”, padre Antônio Aparecida, da diocese de São José dos Campos (SP), lembra que o lema da CF 2019: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, extraído do livro de Isaías (1,27), nos convida a praticar a justiça e o direito. 

“Os profetas chamavam a atenção dos líderes exatamente porque deixavam perecer as ovelhas, não cuidavam dos animais feridos, descuidava da ovelha mãe, etc. A nossa fé nos impulsiona a ter o cuidado com as ovelhas feridas, machucadas e abandonadas’, disse.


Fonte: CNBB



Nenhum comentário:

Postar um comentário