sexta-feira, 31 de agosto de 2018

CARTA DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL AO PAPA FRANCISCO


“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5,10)
Papa Francisco,
Paz e Bem!
Vivemos tempo de profundas mudanças e como bem disseste em Laudato Si são tempos de uma séria e grave crise socioambiental.
Assistimos preocupados o aprofundamento perturbador de políticas e retóricas globais de ódio e violência, que incitam a desintegração das relações humanas, a desfiguração do Sagrado e a ruptura cada vez maior do humano com a Terra, nossa Casa Comum e fonte da vida.
Vemos, com igual preocupação, a mesma e crescente agressão a ti e aos teus apelos de seguirmos ao Senhor, no rosto ferido dos feridos de nossos dias.
Em meio a este tempo sombrio e de transformações que exige de nós, cristãos e cristãs, profetismo e esperança acompanhamos em teu ministério e pastoreio o chamado vigoroso para a “alegria do Evangelho”, para a saída ao encontro dos pobres e para a comunhão universal de todas as pessoas de “boa vontade”.
Acabamos de celebrar os 50 anos da Conferência Latino Americana, de Medellín. Afirmamos que “a opção preferencial pelos pobres” é a razão primeira do ser da Igreja.
É dentro deste panorama desafiador que a Conferência da Família Franciscana do Brasil quer reafirmar o compromisso com o Cristo Pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado em teu Pontificado, Francisco de Roma.
É a partir destes desafios, e igualmente dos citados em tua última “Carta ao Povo de Deus”, de 20 de agosto, que dirigimos nosso apoio irrestrito a ti que nos precede na caridade e na misericórdia. E uma palavra é sempre necessária: o Papa não está sozinho! Somos contigo!
Obrigado por teu serviço à Igreja e por teu testemunho. Quem vive radicalmente o Evangelho e luta pela justiça será rejeitado e perseguido.
E certos de que Deus não abandona os pobres e nem àqueles que O atendem nos fracos e indefesos, te confiamos à proteção de São Francisco e de Sua Mãe, a Virgem de Aparecida.
Benção Apostólica sobre nós, a nossa Conferência e o nosso povo.
Brasília, 31 de agosto de 2018
Frei Éderson Queiroz - OFMCap,
Presidente
Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário