domingo, 26 de agosto de 2018

PAPA FRANCISCO DESPEDE-SE DA IRLANDA


Papa despediu-se da Irlanda no final da tarde deste domingo, após presidir a Missa conclusiva do IX Encontro Mundial das Famílias e encontrar os bispos irlandeses.
Cidade do Vaticano
No final da tarde deste domingo, o Papa Francisco despediu-se da Irlanda, concluindo a 24ª Viagem Apostólica de seu Pontificado. O voo A321 da Aer Lingus (St Aidan) decolou do Aeroporto Internacional de Dublin às 18h46, devendo aterrissar no Aeroporto Ciampino, em Roma às 23 horas, horário italiano. Não houve discursos ou cerimônias oficiais no aeroporto, estando presente no entanto o primeiro ministro irlandês Leo Varadkar e esposa, além de autoridades religiosas.
O último compromisso de Francisco foi o encontro com o episcopado irlandês no Convento das Irmãs Dominicanas, após presidir a Missa conclusiva do IX Encontro Mundial das Famílias no Phoenix Park, quando foi anunciado o local do próximo encontro: Roma, em 2021.
O Papa chegou à Irlanda na manhã de sábado, sendo o segundo Pontífice a visitar a “Ilha de Esmeralda”. O último foi São João Paulo II em 1979. Francisco fez cinco discursos, em uma viagem marcada pela complexidade da questão dos abusos cometidos no país contra menores por sacerdotes e religiosos em décadas passadas, assim como a trágica questão da  separação dos filhos das jovens mães, internas em institutos religiosos.
Estes temas delicados e dolorosos foram abordados por Francisco em praticamente todos os pronunciamentos. Não faltaram pedidos de perdão e a garantia do compromisso em não medir esforços para curar as feridas e evitar que estes males nunca mais ocorram.
Os irlandeses apreciaram a sinceridade e a clareza do Papa, sobretudo a sua vontade e disponibilidade em encontrar um grupo de vítimas na Nunciatura Apostólica em Dublin.
O Santo Padre, por outro lado, lançou uma mensagem de esperança, encorajando o clero e os leigos irlandeses a comprometerem-se na renovação da sua fé e no compromisso com o Evangelho.
 Durante o voo de volta, o Papa encontra os jornalistas para a tradicional coletiva de imprensa.
Fonte: Vatican News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário