quarta-feira, 5 de setembro de 2018

BOA NOTÍCIA: INSTITUTO DEDICADO A VOCAÇÕES ADULTAS É NOVA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PRESBITERAL NO PARANÁ


A procura de homens com idade entre 28 e 48 anos pelo apoio da Pastoral Vocacional da arquidiocese de Curitiba (PR) tendo em vista a formação para se tornarem padres fez com que uma nova modalidade de acompanhamento fosse pensada. Assim nasceu o Instituto Discípulos de Emaús (IDE). Destinado a vocações adultas, oferecerá, a partir de 2019, um processo formativo sem necessidade de residência no seminário, destinado à formação de diáconos permanentes e presbíteros.

De acordo com a explicação contida no vídeo produzido pelo regional Sul 2 da CNBB, é considerada uma vocação adulta a pessoa que já possui personalidade formada, é independente financeiramente, tem liberdade interior e que conseguiu determinado grau de sabedoria a partir de experiências de vida. Para estes homens, o acompanhamento do processo formativo tradicional de formação presbiteral não era o mais apropriado.
O Instituto também está aberto para outras Igrejas Particulares e Famílias Religiosas.

FONTE: cnbb.net.br

Um comentário:

  1. Pe, Antonio Rodrigues5 de setembro de 2018 08:25

    Parabéns a D. Peruzzo pelo gesto profético. Precisamos de uma Igreja que responda as questões do nosso tempo. Que os nossos bispos, arcebispos, cardeais tenha a sensibilidade com as novas vocações e a quantidade minima d e padres que temos no Brasil. Temos Mais juízes que Padres no Brasil, só isso diz muita coisa. é urgente atualizar o formato da formação dos futuros padres. Vocações sempre tem e Deus está sempre chamando. O formato atual do Seminário já respondeu aos desafios de outros tempos.

    ResponderExcluir