quarta-feira, 19 de setembro de 2018

IMPACTOS DA MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA APRESENTADOS À IGREJA EUROPEIA


Organizações internacionais de inspiração católica que acompanham a Amazônia, reunidas desde segunda-feira (17/09) em Berlim, na Alemanha, refletem com a Rede Eclesial Pan-amazônica, REPAM, sobre a necessidade de trabalhar em conjunto para obter resultados de maior repercussão na Europa.
Cristiane Murray – Cidade do Vaticano
A rede de organizações internacionais de inspiração católica que acompanham a Amazônia, reunidas desde segunda-feira (17/09) em Berlim, na Alemanha, refletem sobre a necessidade de trabalhar em conjunto para obter resultados de maior impacto na "outra selva", a União Europeia.
Ao lado de representantes de organizações da Igreja Católica (Adveniat, Misereor, Cáritas Espanhola, Manos Unidas, Cafod, Ccfd, Secours Catholique, Alboan, Entre Culturas, Cáritas Alemanha e Cáritas Internacionalis), dos Cardeais Cláudio Hummes (Brasil) e Pedro Barreto(Peru), respectivamente Presidente e Vice-presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), e de Maurício Lopez, secretário executivo, participam das reuniões também duas lideranças amazônicas.
José Horlando da Silva traz a resistência de sua comunidade rural no município de Buriticupú, no Maranhão, contra os impactos do extrativismo causados pela empresa Vale do Rio Doce.
“ A empresa passou dizendo que ia gerar emprego, gerar desenvolvimento... e até hoje não chegaram. Quando lutamos pelo nosso direito de procurar emprego, a empresa traz a polícia, pede que use spray de pimenta, faça espancamento nas pessoas. Meu pai, que não estava reivindicando (mas eu estava), foi processado para que eu parasse de reivindicar. Aí ele sofreu o processo, mas não foi por isso que paramos ”
Confira no vídeo acima o depoimento concedido a Daniela Andrade por Horlando, que fala sobre os impactos desta atividade em sua comunidade. Lavouras e rios contaminados e a pesca ameaçada. 24 trens transitam o dia inteiro levando minério. Sobram 23 minutos para que as pessoas atravessem o binário. Ele conta episódios de incidentes e mortes neste arriscado atravessamento.
A discussão em torno do Questionário do Documento Preparatório para o Sínodo Amazônico destaca a necessidade de promover uma ecologia integral, olhando para a urgência de uma conversão urgente na Europa, porque os modos de vida praticados "são insustentáveis" e isso exerce pressão sobre o território amazônico.
Neste sentido, a REPAM caminha para a construção de uma Igreja capaz de influenciar a mudança de estruturas que geram esse modelo de desenvolvimento. Sem lidar com essa área, sem influenciar as políticas públicas que favorecem empresas e o poder e que atuam impactando a Amazônia, a ecologia integral não pode ser promovida.
Fonte: Vatican News 


Nenhum comentário:

Postar um comentário