sábado, 8 de setembro de 2018

MÊS DA BÍBLIA: CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS ALÉM DA LETRA.

Um dos grandes desafios da oração, do estudo e da pregação da bíblia é a doença chamada de fundamentalismo que tem como objetivo maior: manipular o texto bíblico, numa ótica tradicionalista, moralista e rigorista. 
O texto bíblico vira  tabu, ídolo, fetiche, não há lugar para interpretação mais para fanatismo,  a ideologia e o interesse de classe. Mata-se o espírito, a mensagem que  o texto sagrado quis revelar no tempo que foi escrito e para o homem de hoje.
Os escritores sagrados eram homens e mulheres, comunidades que tinham a vida muito presente, assim como a sabedoria de que Deus é presente na História e na vida do povo.  Não eram pessoas  desligadas da realidade  ou fanáticos que queriam impor uma a qualquer  verdade a qualquer preço com uma pregação de terrorista.
Jesus é o ápice da revelação de Deus e sua forma de pregação e de ensino mais importante, era seus gestos, seu olhar, sua acolhida, a escuta,  quando ensinava usava geralmente símbolos  ou parábolas.
O que isso nos diz hoje? Jesus não era um  analista dos pecados e defeitos das pessoas como eram seus adversários que falavam do antigo testamento e nem mesmo isso eles conheciam.
Vamos ler esta fábula e comente. É um texto biblico ou não? O que ele nos diz hoje? 

As árvores resolveram um dia eleger um rei para governá-las e disseram à oliveira: reina sobre nós! Mas ela respondeu: renunciarei, porventura, ao meu óleo que constitui minha glória aos olhos de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores?

  E as árvores disseram à figueira: vem tu, e reina sobre nós! Mas a figueira disse-lhes: poderia eu, porventura, renunciar à doçura de meu delicioso fruto, para colocar-me acima das outras árvores?  
E as árvores disseram à videira: vem tu, reina sobre nós! Mas a videira respondeu: poderia eu renunciar ao meu vinho que faz a alegria de Deus e dos homens, para colocar-me acima das outras árvores?
E todas as árvores disseram ao espinheiro: vem tu, reina sobre nós! E o espinheiro respondeu: se realmente me quereis escolher para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!
Aguardo seu comentário e sua resposta. Vamos  lá!
Fonte: Pascom Paroquial Santa Rita de Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário