quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A ATUALIDADE DO TESTEMUNHO DE FRANCISCO DE ASSIS PARA A HUMANIDADE

No século XIII em plena Idade Média, a sociedade vivia  fazendo guerras (cruzadas) e isso era fonte de lucro e a religião era voltada para si mesma, esquecendo das pessoas e dos sofredores.
A resposta do jovem Francisco de Assis chama a  atenção de um sociedade de exploradores  que vivem uma religião de forma acomodada,  mesquinha e ostentadora de símbolos religiosos, onde Deus  está em tudo, menos nos corações, onde de fato Ele quer fazer morada, para nos dá a Paz, a alegria, o amor e nos educar para misericórdia e a solidariedade.
Hoje, muitas vezes preferimos armas, violência e ódio que nos darão a falsa segurança, pois os outros nossos irmãos são  para nós uma ameaça. 
Francisco nas suas orações  pensou que o chamado de Deus " VAI E RECONSTRÓI A MINHA IGREJA" era para reconstruir apenas as construções religiosas. Ele na sua busca sincera da verdade e da sua vocação, descobre pouco a pouco que a Igreja de Deus é a pessoa humana que estava sendo destruída pela ganância dos poderosos e a cumplicidade dos religiosos do seu tempo preocupados em defender teorias religiosas bonitas e se esqueciam das pessoas reais.
A grande mudança de Francisco  é viver aquilo que  acredita, vive de forma, simples e pobre e próximo aos pobres, abandona a riqueza e é abandonado pelos ricos que continuam frequentando as igrejas, mas distante do  corpo de Cristo pobre e simples que é rejeitado pela maioria dos batizados de ontem e de ontem.
O legado de Francisco de Assis é atualizado hoje por Francisco de Roma  e por todos  que acreditam que o Cristo  está presente no migrante, no pobre, no doente, no preso, no faminto, no desempregado Mt. 25. 31-46.
Este Cristo que até hoje nos assusta  e  que não nos promete riqueza, prestigio, fama e vaidade, mas a alegria,  a paz e salvação.
São Francisco de Assis rogai a Deus por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário