quinta-feira, 22 de novembro de 2018

EM 16 DE DEZEMBRO SE ENCERRARÁ A CAUSA PELA BEATIFICAÇÃO DE DOM HÉLDER CÂMARA

Hoje, no Brasil, existem muitas pessoas que desejam que Dom Helder seja
 beatificado durante os dias do Congresso Eucarístico em 2020. (Reprodução)

Dom Helder viveu e encarnou as grandes virtudes cristãs da caridade e do amor. A santidade tem a ver com essa profunda intimidade com Deus, que transborda em sua vida.
A causa de beatificação de Dom Helder Câmara, bispo brasileiro de Recife e Olinda, registra um novo progresso importante. Poucos dias atrás, Dom Fernando Saburido, atual arcebispo da diocese liderada no passado por Dom Helder, confirmou que em 16 de dezembro vai se encerrar a fase diocesana do processo e, portanto, todos os documentos e arquivos serão enviados à Congregação para Causas dos Santos.
José Alberico, sacerdote da diocese e encarregado como secretário-geral do organismo que deve preparar o 18º Congresso Eucarístico Nacional de 2020 (12-15 novembro), acrescentou: "Nós já sabemos que há um milagre que poderia ser atribuído à intercessão de Dom Helder, mas agora nesta matéria é preciso confidencialidade".
O professor de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Degislando Nobrega, falou da importância desse processo e o que representa a beatificação de Dom Helder. "Será o reconhecimento da Igreja Católica de alguém que viveu e encarnou as grandes virtudes cristãs da caridade e do amor. A santidade tem a ver com essa profunda intimidade com Deus, que transborda em sua vida. Assim, qualquer um que tenha conhecido Dom Helder percebeu mais de perto essas características nele" acrescentou o acadêmico: "um homem que nunca agiu por ódio, mas através do diálogo. Um homem, um sacerdote, que, como no período da ditadura militar brasileira, agiu em defesa dos mais necessitados e da liberdade de expressão".
A abertura do congresso de 2020 será na arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. No segundo dia, cerca de seis mil crianças e adolescentes farão sua primeira comunhão. O terceiro dia será caracterizado pela celebração simultânea de uma missa pelos bispos do Brasil em todas as igrejas. O quarto dia será marcado pelo encerramento do Congresso, no bairro Marco Zero, no Recife. Paralelamente, o Centro de Convenções de Olinda (Cecon) sediará um programa de conferências, simpósios e seminários. Hoje, no Brasil, existem muitas pessoas que desejam que Dom Helder seja beatificado durante os dias do Congresso Eucarístico.
Finalmente, na próxima semana, o acervo digital do Instituto Dom Hélder Câmara será acessível on-line com seu patrimônio de mais de 132 mil documentos digitalizados. A coleção será disponibilizada on-line nesta semana pela Cepe no seguinte endereço (www.acervocepe.com.br ). O inteiro acervo do Instituto, incluindo fotos, cartas e documentos conciliares e pós-conciliares, programas de rádio, artigos e correspondência, será digitalizado pela Sociedade Editora de Pernambuco (Cepe). Uma parte importante, como mencionado, estará disponível em poucos dias, e a partir de 2019 haverá também muitas traduções para o inglês de documentos importantes.
A digitalização de tantos e tão relevantes documentos de Dom Helder não só representou uma maneira de salvá-los e preservá-los, mas também permitiu transmitir ao Vaticano a documentação para o processo de beatificação de forma rápida, segura e imediata. Na verdade, muitos documentos necessários para o processo de beatificação já estão no Vaticano, junto à Congregação para a Causa dos Santos.

IHU/ Il Sismografo - Tradução: Luisa Rabolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário