sábado, 5 de janeiro de 2019

O NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL, DOM GIOVANNI D’ANIELLO FAZ ANIVERSÁRIO


No primeiro sábado do ano, dia 5 de janeiro, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello faz aniversário de 64 anos. Desde o dia 10 de fevereiro de 2012, dom Giovanni exerce a função de representar o Vaticano e a Santa Sé no Brasil, função semelhante a que exerce um embaixador de outro país em terras brasileiras.

Antes de ser enviado ao Brasil, dom Giovanni exerceu a função de Núncio Apostólico na República Democrática do Congo de 15 de dezembro de 2001 a 21 de setembro de 2010, quando foi nomeado para assumir a mesma função de representação do Vaticano na Tailândia e no Camboja.

Ele ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé no dia 1º de junho de 1983, tendo desempenhado suas atividades sucessivamente junto às representações pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e na seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Dom Giovanni nasceu em Aversa (Caserta, Itália) em 5 de janeiro de 1955, filho de Donato e Giuseppina Serra. Foi ordenado sacerdote dia 8 de janeiro de 1978 e bispo em 6 de janeiro de 2002.

Durante missa que presidiu na 56ª Assembleia Geral da CNBB, na basílica do Santuário Nacional de Aparecida, dia 12 de abril de 2018, acolheu os novos bispos nomeados entre 2017/2018 pelo papa Francisco e os convidou a não perder de vista a meta: “Ser alguém que saiba elevar-se a altura do olhar Deus”.

O representante do Vaticano no Brasil é doutor em direito canônico e fala cinco línguas (Italiano, Inglês, Francês, Português e Espanhol).

Fonte: cnbb.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário