sábado, 26 de janeiro de 2019

PENÚLTIMO DIA DA VIAGEM DO SANTO PADRE AO PANAMÁ


Hoje o Papa preside a Santa Missa, com a dedicação do altar da Catedral de Santa Maria La Antigua e a solene Vigília de Oração, com os milhares de jovens da JMJ.

Cidade do Vaticano

Penúltimo dia da Viagem do Santo Padre ao Panamá, por ocasião da 34ª JMJ.

Na manhã deste sábado (26/01), o Papa vai deixar a Nunciatura Apostólica da capital panamenha para ir, de papamóvel, à Catedral de Santa Maria La Antigua, onde presidirá à Santa Missa, com a dedicação do altar da Basílica, na presença de numerosos Sacerdotes, Consagrados e Movimentos Leigos.

Catedral do Panamá

A Catedral Basílica de Santa Maria La Antigua, é sede da Cúria Episcopal da Arquidiocese do Panamá, consagrada em 1796. O templo, construído em 1674, ficou quase abandonado até 2003, quando foi restaurado. Agora é um dos lugares turísticos mais importantes do bairro Casco Viejo.

O altar-mor, que o Papa dedicará, na manhã de hoje, foi construído no inicio do século XIX.

Santa Missa

Ao chegar à Catedral de papamóvel, o Papa será recebido pelo Capítulo Metropolitano, guiado pelo Arcebispo José Domingo Ulloa Mendieta. O Santo Padre deporá uma rosa de prata aos pés da estátua de Santa Maria La Antigua.

Após a celebração Eucarística, que terá como tema de meditação o trecho evangélico de São João “Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e verdade”, o Santo Padre se transferirá ao Seminário Maior São José. Ali, almoçará com o Arcebispo da Cidade do Panamá, e com dez jovens de diversas nacionalidades, representantes dos seus coetâneos que participam da JMJ.

Por fim, Francisco visitará a pequena Capela do Seminário, onde se deterá por alguns momentos em oração, e cumprimentará os 50 seminaristas presentes.

Após a visita ao Seminário arquidiocesano, o Papa se dirigirá à Nunciatura Apostólica do Panamá. Depois de um breve descanso, se transferirá, na parte da tarde, ao Campo São João Paulo II, situado a 25 quilômetros da Nunciatura, onde presidirá à solene Vigília de Oração, com os milhares de jovens da JMJ.

Com esta celebração, o Santo Padre concluirá seu penúltimo dia de atividades em terras panamenhas.


Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário