domingo, 24 de fevereiro de 2019

A COORDENAÇÃO DA CATEQUESE DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA E SÃO FRANCISCO DE ASSIS PROMOVE FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS


O Ministério da Catequese realizou neste sábado (23) e nesta manhã de domingo(24) a formação dos catequistas das comunidades dos setores do da Matriz e do Segundo Núcleo. A formação está acontecendo no Salão de Eventos da Paróquia. Lembrando que o setor da Cikel foi realizado a formação dia 09 deste mês.


Neste encontro os catequistas estão trabalhando a Lectio Divina aos cuidados dos assessores Francisco Fernandes e Francisco Alan. Uma temática voltada para a reflexão do catequista sobre a vocação,o chamado, o ser catequista, a missão, os desafios, conversão, querigma, mistagogia, leitura orante e espiritualidade para o bom desenvolvimento da catequese neste ano de 2019. A participação está sendo bem proveitosa, pois contamos com a presença de 80 catequistas de 17 comunidades dos respectivos setores. Eles estão mostrando a importância da leitura orante para a vida do catequista e na prática com os catequisandos precisam estar bem acolhidos, e devem através da motivação do catequista participarem do encontro de catequese com ânimo e alegria. Por isso que os catequistas precisam utilizar símbolos, dinâmicas para descentralizar o momento de estudo e escuta da palavra. 



O sábado foi voltado às reflexões, diálogos sobre a realidade e dificuldades dos catequistas e comunidades, aonde foi bastante proveitoso voltar ao tempo e refletir sobre o chamado, vocação do ser catequista e a missão que não é somente dos catequistas mais de toda a comunidade. Para vivenciar de forma plena a vocação e a missão, se faz necessário deixar-se guiar pela ação do Espirito Santo de Deus. O Catequista deve ser pessoa de uma experiência de fé com Jesus Cristo, e com essa experiência, aproximar as outras pessoas, que dispuseram a encontrá-lo. O encontro de catequese é o canal, o meio através do qual catequista e catequisando(a)s, numa experiência de conhecimento, reflexão, celebração e ação, realizam juntos o encontro individual e comunitário com Deus.

Ainda houve momentos de diversão com músicas, danças e dinâmicas e a participação de todos em um encontro de partilha e aprendizado nos dois dias. O domingo iniciou com a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Rodrigues, em seguida tivemos um café onde o catequista Leonardo fez a oração. Dando continuidade retornamos ao salão, nosso assessor fez a oração inicial e passou a palavra ao padre Antonio que falou da importância do catequista na comunidade, e de se realizar uma catequese renovada e depois os catequistas foram dialogar, refletir e praticar sobre a espiritualidade do catequista e finalizamos com o almoço.

A coordenação da catequese agradece a presença, oração e contribuição de toda a Paróquia. A catequese não é responsabilidade somente do ministério mais de toda a comunidade, por isso contamos com cada um de vocês. Que Deus nos abençoe seja nossa força, nossa luz! 
Venha você também fazer parte da catequese! Estamos esperando por você! Diga sim ao seu chamado e venha. Juntos podemos mais.

"Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de ação, mas o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe o dom de manifestar o espírito para utilidade de todos "(1 Cor 12,4-7).
















Fonte: Pascom da Paróquia Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário