segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA ACOLHE A 11ª ROMARIA DO TERÇO DOS HOMENS

Mais uma vez, uma das principais e maiores Romarias do Santuário Nacional reúne milhares de devotos dos grupos de Terços dos Homens, para celebrar e rezar pelo 11º ano consecutivo aos pés da Senhora Aparecida.

 

Faixas, cartazes, camisetas personalizadas e terços nas mãos, caracterizam a presença dos diversos grupos que vieram dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Paraíba e Bahia. Todos cadastrados com antecedência na página oficial da Romaria, para garantir participação nesse importante encontro anual e ter a oportunidade de concorrer à peregrinação da Imagem da Mãe Aparecida.

programação da 11ª Romaria do Terço dos Homens teve início nesta sexta-feira (15) com a santa missa das 18h, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens.

Na celebração, os homens do terço entoaram o hino do movimento, mostrando a força dos homens que rezam e rogam pela intercessão da Mãe Aparecida, por suas famílias e pela caminhada pessoal na fé.

Homilia de Dom Gil

Dom Gil em sua homilia ressaltou que o Terço dos Homens é uma bênção para a Igreja e para a família, destacou a iniciativa do movimento a partir dos leigos e pontuou o importante apoio de todo o clero como entusiastas. Frisou que o movimento vem crescendo a cada dia, e que hoje, já são mais de um milhão e quinhentos mil homens rezando o terço no Brasil.

Refletindo o tema da Romaria deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, Dom Gil afirmou que na oração o homem aprende a agir e ser amor na vida do próximo.

“Podemos dizer também que não basta agir, tem que rezar. Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir... é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”.

O referencial do Terço dos Homens também lembrou algumas das ações dos homens do Terço pelo Brasil afora, em favor dos mais necessitados, citando o trabalho que é feito em sua Arquidiocese. “Na minha Arquidiocese em Juiz de Fora, lá em algumas Paróquias, os grupos de Terço dos Homens cuidam das pessoas que estão nas ruas, dos pobres mais pobres da cidade. E tem Terço dos Homens cuidando de hospitais, de asilos de idosos e de crianças”, ressaltou Dom Gil.

A celebração foi encerrada com a adoração e benção dos homens com o Santíssimo Sacramento.

 

Na sequência, os homens do terço foram convidados a seguirem em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida. Na ocasião eles rezaram, cantaram e receberam uma bênção especial dos missionários redentoristas, padre Camilo Junior e o irmão João Batista de Viveiros.

Vigília na Capela do Santíssimo

Como preparação do coração dos participantes da Romaria, para a intensa programação do sábado (16), o Santuário organizou uma noite de vigília na Capela do Santíssimo. Pe. Reinaldo Beijamim e os seminaristas do Seminário Santo Afonso, acompanharão os homens do terço durante toda a noite. A cada hora, um grupo ficará responsável por conduzir o momento da vigília, como sinal de partilha e confraternização.

programação no sábado (16) começa bem cedo, com a acolhida dos grupos em frente à Tribuna Bento XVI, para a celebração eucarística das 7h30Clique aqui e confira programação completa.

 

 

Nem a leve chuva antes do início da celebração, deste sábado, 16 de fevereiro, nem o tempinho nublado que persistiu durante a Santa Missa, foi capaz de afastar os 78 mil homens presentes na maior Romaria que o Santuário Nacional de Aparecida recebe durante o ano, pelo contrário, o número supera a expectativa de 50 mil participantes, estimada para esta edição.

O Terço dos homens cresce no Brasil de maneira esplendorosa, quase sem ninguém por a mão, grupos vão fundando outros grupos, um homem vai chamando o outro e vai se alastrando pelo Brasil inteiro.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para uma multidão de pessoas em frente a Tribuna Papa Bento XVI, o Terço dos Homens se mostra mais forte ano a ano.

O Arcebispo, durante a homilia, agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”

Após essas 11 edições, de romaria masculina, o hábito de rezar o terço se firma não mais como algo comum entre as mulheres, mas uma grande força para toda a família e para as diversas comunidades espalhadas por todo o país. Para Dom Gil Antônio Moreira o número de homens em atividade pode chegar a 1 milhão e meio em todo o Brasil.

Fotos da romaria do terço dos homens




















Fonte: www.a12.com








Um comentário:

  1. Que o nosso bom Deus continue a abençoar esses homens que rezam, e que mais homens possam tomar essa decisão de seguir Maria para chegar até seu Filho Jesus Cristo.

    ResponderExcluir