segunda-feira, 22 de abril de 2019

EM PUEBLA, III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TEOLOGIA

Penitente carrega a cruz durante a
 procissão na sexta feira santa na cidade do México ( AFP ors licensors)

O encontro no México realiza-se por ocasião do 40º aniversário da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.
Terá lugar em Puebla (México), de 23 a 25 de abril - por ocasião do 40º aniversário da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano - o III Congresso Ibero-americano de Teologia, promovido pelo Boston College, em colaboração com a Universidade Ibero-americana de Puebla. A experiência dos congressos íbero-americanos começou há dois anos em Boston e prosseguiu em Bogotá.
"A sinodalidade na vida da Igreja. Puebla 40 anos depois” é o tema do Congresso
 
"Sinodalidade na vida da Igreja. Puebla 40 anos depois" é o título do encontro, que aprofundará os temas da reforma estrutural da Igreja, a partir de uma perspectiva latino-americana, e da sinodalidade, como explica  o coordenador do grupo, o teólogo venezuelano Rafael Luciani, professor do Boston College e da Universidade Católica Andrés Bello, em Caracas: “Queremos contribuir para esse processo por meio de um diálogo entre teólogos, teólogas, pastores e canonistas, com o objetivo de formular propostas para a reforma da Igreja, em clima de diálogo fraterno, como aconteceu por ocasião dos dois primeiros congressos".
Encontro articulado em duas partes
 
O terceiro dia, 25 de abril,  terá uma parte do caráter mais de seminário e outra um encontro público, sobre o 40º aniversário da Conferência de Puebla, com a participação, entre outros, do cardeal Baltazar Porras Cardozo, administrador apostólico de Caracas, e dos teólogos Agenor Brighenti (Brasil), o jesuíta Pedro Trigo (Venezuela), Ana María Bidegaín (Uruguai), Carlos M. Galli (Argentina), Ernesto Valiente (El Salvador).
O encontro do grupo teológico, nos dois primeiros dias, será articulado em quatro sessões: "Sinodalidade e Igreja na América Latina", "Sinodalidade e reforma da Igreja", "Sinodalidade e Conferências Episcopais", "Sinodalidade e ministérios".
Outro Congresso em Madri de 28 a 30 de abril
O mesmo grupo teológico ibero-americano, juntamente com a Fundação Paulo VI, propõe nos dias sucessivos outro Congresso, que será realizado em Madri de 28 a 30 de abril, sobre o tema "Uma Igreja sinodal: de Paulo VI a Francisco. Uma contribuição ibero-americana para a reforma da Igreja". Na sessão inaugural, tomará parte, entre outros,  o Carlos Osoro, arcebispo de Madri, e Dom Marcello Semeraro - secretário do chamado C6 que colabora com o Papa Francisco – convidado a proferir a conferência introdutória. 
Fonte (SIR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário