quinta-feira, 4 de abril de 2019

POLÍCIA INVESTIGA MORTE DE RELIGIOSO DEFENSOR DOS INDÍGENAS

Paul McAuley era diretor do internato para jovens
indígenas em Loreto. (Reprodução)

Britânico da congregação lassalista era conhecido pela defesa do meio ambiente e dos povos indígenas.
O religioso britânico irmão Paul McAuley, do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, foi encontrado morto na terça-feira (02/04) na Comunidade estudantil “La Salle”. A comunidade dos lassalistas encontra-se no bairro Belén em Iquitos, departamento da floresta peruana, região de Loreto. “A Conferência Episcopal convida todas as autoridades a esclarecer os fatos e a encontrar os responsáveis” diz o comunicado enviado à agência Fides. A procuradoria da Província de Maynas (região de Iquitos) decidiu “abrir uma investigação sobre a morte do religioso britânico Paul McAuley, diretor do internato para jovens indígenas em Loreto”.
No Peru desde 1995, sempre em defesa dos povos indígenas
Nascido em Potsmouth, na Inglaterra, em 1947, o padre Paul McAuley estava no Peru desde 1995 onde tinha fundado o “Colégio Fe y Alegría N° 43” em Zapallal, distrito de Puente Piedra, Lima. Há 19 anos morava em Iquitos onde era o responsável pelos programas da rádio “La Voz de la Selva”, além de ter participado de vários projetos de desenvolvimento das populações que vivem ao longo do rio Amazonas e Huallaga, e tinha se dedicado à coleta de fundos para os jovens indígenas que vinham a Iquitos para estudar. Era muito conhecido também pelo seu trabalho em defesa do meio ambiente e dos povos indígenas.
Os Lassalistas: choramos por um irmão defensor da Criação
Em um comunicado, o vigário geral dos Lassalistas, irmão Jorge Gallardo, falou em nome de todos os irmãos: "Choramos a morte do nosso irmão Paul McAuley” que era “presidente da Rede Ambiental de Loretana e conselheiro da Organização estudantil da Amazônia peruana”, assim como “conhecido defensor do meio ambiente, plenamente identificado com a realidade da região de Loreto e com os problemas das populações indígenas”.
“Esperamos informações das autoridades que investigam”
Desde o início da sua missão no Peru, escreve irmão Gallardo “o nosso irmão dedicou-se a várias obras em favor dos mais necessitados de Lima, Moyobamba e Iquitos”. Fomos informados – conclui o comunicado – que as autoridades peruanas estão investigando sobre as circunstâncias da sua morte. Estamos esperando ulteriores informações. Sentimo-nos unidos com a Igreja peruana, com o distrito Bolívia-Peru e com todos os lassalistas”.
Fonte: domtotal.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário