quarta-feira, 22 de maio de 2019

DOM CABREJOS: PROXIMAMENTE, NOVA CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO

Novo presidente do CELAM: D Hector Miguel   Cabrejos Vidarte.

O novo presidente do Celam anunciou a realização, proximamente, de uma nova Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Tratar-se-á da VI Conferência, após a do Rio de Janeiro (1955); a de Medellín, na Colômbia (1968); a de Puebla, no México (1979); a de Santo Domingo, na República Dominicana (1992); e a de Aparecida - SP, realizada em maio de 2007
Cidade do Vaticano
O novo presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal do Peru, foi calorosamente recebido na capital Lima ao chegar na noite desta segunda-feira (20/05) ao aeroporto internacional Jorge Chávez, proveniente de Tegucigalpa, Honduras, onde se realizou a assembleia do Celam.
Ouça e compartilhe!
Dezenas de jovens da Arquidiocese de Lima e da Diocese de Callao aguardavam-no, além do bispo da Diocese de Huacho, Dom Antonio Santarsiero, e de uma representação da Arquidiocese de Trujillo.
Desafios do Celam nos próximos anos
A alegria da Igreja local reside no fato de Dom Cabrejos ser o primeiro presidente peruano do Celam, em seus mais de 65 anos de existência. Em algumas breves declarações à imprensa, reportadas num comunicado da Conferência Episcopal Peruana, Dom Cabrejos se disse emocionado pelo acolhimento e acenou alguns desafios que o Conselho Episcopal Latino-Americano é chamado a enfrentar nos próximos anos, para “reforçar a missão social e pastoral da Igreja”.
Em particular, Dom Cabrejos mencionou a realização, proximamente, de uma nova Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que se seguirá à de 2007 realizada em Aparecida, São Paulo.
Será a VI Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
Tratar-se-á da VI Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, após a do Rio de Janeiro (1955); a de Medellín, na Colômbia (1968); a de Puebla, no México (1979); a de Santo Domingo, na República Dominicana (1992); e a referida Conferência de Aparecida, realizada de 13 a 31 de maio de 2007.
O Celam é um organismo da Igreja Católica fundado em 1955 pelo Papa Pio XII a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe. Entre os articuladores de sua criação merece destaque o renomado arcebispo brasileiro Dom Hélder Câmara.
Presidentes brasileiros do Celam
Formado por 22 conferências episcopais – que se estendem do México até o extremo-sul do continente americano, incluindo o Caribe e as Antilhas -, o Celam já foi presidido por três cardeais brasileiros: Dom Avelar Brandão Vilela (1966-1972), Dom Aloísio Lorscheider (1975-1979), e Dom Raymundo Damasceno Assis (2007-2011).
(Com informações da agência Sir)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário