quarta-feira, 8 de maio de 2019

PAPA AOS JOVENS DE SKOPJE NA MACEDÔNIA DO NORTE: “NUNCA SE SONHA DEMAIS”


“Não há idade para sonhar…Sonhem e sonhem em grande!”. São palavras do Papa Francisco no encontro ecumênico e inter-religioso com os jovens no Centro Pastoral de Skopje, na Macedônia do Norte. Foi o primeiro compromisso do Santo Padre na parte da tarde desta terça-feira (07/05) após o almoço com a Comitiva Papal
Jane Nogara - Cidade do Vaticano
Na tarde desta terça-feira (07/05), o Santo Padre teve um encontro ecumênico e inter-religioso com os jovens, no Centro Pastoral de Skopje. O encontro foi iniciado com cantos e testemunhos de jovens católicos, ortodoxos e muçulmanos e a apresentação de danças.
Sonho demais?
Ao se dirigir aos jovens o Papa falou sobre as perguntas que tinha recebido de alguns deles. Começou com a pergunta de uma jovem: “Sonho demais?”, à qual Francisco logo respondeu:
“ Quero dizer para vocês que sonhar nunca é demais. Um dos principais problemas de hoje e de muitos jovens é terem perdido a capacidade de sonhar. Nem muito nem pouco; simplesmente não sonham! E, quando uma pessoa não sonha, quando um jovem não sonha, o respectivo espaço é ocupado pela lamentação e pela resignação ”
Depois de falar sobre a necessidade e importância fundamental dos sonhos recordou também que “Não há idade para sonhar…Sonhem e sonhem em grande!”.
Errar e recomeçar
Francisco recordou a exortação apostólica Christus vivit ao concluir seu pensamento: “Os sonhos mais belos conquistam-se com esperança, paciência e determinação, renunciando às pressas” (…) “Ainda que erres – continuou - poderás sempre levantar a cabeça e voltar a começar, porque ninguém tem o direito de te roubar a esperança”.
Madre Teresa: lápis nas mãos de Deus
Ao falar sobre Madre Teresa, Francisco exortou os jovens: “Pensem em Madre Teresa! Quando morava aqui, não podia imaginar como haveria de ser a sua vida, mas não cessou de sonhar” (…) “Queria ser ‘um lápis nas mãos de Deus’. Tal era o seu sonho artesanal. Ofereceu-o a Deus, acreditou nele, sofreu por ele, nunca desistiu dele. E, com aquele lápis, Deus começou a escrever páginas inéditas e estupendas”.
O Papa completou seu pensamento recordando aos jovens que para conquistar os sonhos ninguém pode combater sozinho:
“ Aqui está um ótimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente, não se pode viver a fé, os sonhos sem comunidade, apenas no próprio coração ou em casa ”
e fez um apelo: “Por favor, sonhem juntos, não sozinhos; com os outros, nunca contra os outros. Sozinho, corres o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é juntos que se constroem os sonhos”.
Texto integral do encontro ecumênico e inter-religioso com os jovens


"Face a face"
Francisco aborda o tema das comunicações através de conexões sugerindo o “face a face” aos jovens presentes, pois vivem “muito conectados e pouco envolvidos uns com os outros. Porque envolver-se reclama a vida, exige estar presente e compartilhar momentos belos... e outros menos belos”. O Papa recordou aos jovens que o “face a face” deve ser feito com todos, mas “sobretudo com os avós, com os idosos da comunidade”, porque é um antídoto contra a pressa e a necessidade de fazer tudo imediatamente que leva à “ansiedade, insatisfação e resignação”. “Para um coração doente com a resignação, não há remédio melhor do que escutar as experiências dos idosos”, conclui o Papa.
O Papa agradece aos jovens pelo encontro dizendo que constatou “inquietações, sonhos, busca… um terreno todo fecundo para fazer grandes coisas na vida de vocês”. “Vocês são artesãos de esperança”
Por fim Francisco convidou os jovens a rezarem juntos uma oração de Madre Teresa:
 
Precisais das minhas mãos, Senhor?
(Oração de Madre Teresa)
Precisais das minhas mãos, Senhor,
para ajudar hoje os doentes e os pobres
que delas necessitam?
Senhor, hoje ofereço-Vos as minhas mãos.
Precisais dos meus pés, Senhor,
para que me levem hoje
àqueles que necessitam dum amigo?
Senhor, hoje ofereço-Vos os meus pés.
Precisais da minha voz, Senhor,
para que eu hoje fale a todos aqueles
que necessitam da vossa palavra de amor?
Senhor, hoje ofereço-Vos a minha voz.
Precisais do meu coração, Senhor,
para que eu ame a quem quer que seja
sem exceção alguma?
Senhor, hoje ofereço-Vos o meu coração.
Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário