quarta-feira, 20 de novembro de 2019

COROINHAS DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA ACOLHEM NOVA COORDENADORA: LEILA ALVES

No dia 19 de Novembro às 19h00, foi realizada a reunião dos coroinhas no Centro Catequético da Paróquia Santa Rita de Cássia. Segundo a coroinha Andressa, que é muito, meiga e dedicada ao serviço da igreja, "a reunião dos coroinhas foi muito proveitosa, pois, fizemos a escala e acolhemos a nova coordenadora Leila, e continou "seja muito bem-vinda Leila, e saiba que pode contar com todos os coroinhas para o que precisar, pois estaremos ao seu dispor. Que Deus guie e lhe oriente para coordenar e cuidar do ministério dos coroinhas.

Os Coroinhas e Acólitos prestam um serviço valioso à Igreja, ao Sacerdote e principalmente a Deus. São eles que possuem o privilégio de servir o próprio Jesus no altar, auxiliando o padre durante a Santa Missa ou em outras celebrações litúrgicas.

Origem

Os Acólitos surgiram nos primórdios da Igreja, eram jovens vocacionados ao sacerdócio e instituídos pelo bispo para exercerem diversos ofícios na sagrada liturgia como parte de sua formação para a ordenação presbiteral. Mas devido à ausência desses jovens em muitas paróquias, a Igreja permitiu que crianças e jovens das comunidades também pudessem exercer esse ofício.

Padroeiro História

São Tarcísio foi mártir da Igreja, era coroinha do Papa Sisto II (257-258 d.C), em Roma, durante o período da perseguição aos cristãos. Na época muitos cristãos eram condenados a morrer por causa de sua fé em Jesus Cristo e nas prisões eles desejavam receber o conforto final da Santíssima Eucaristia. Em um dia o Papa queria levar a Eucaristia a um grupo que já estava condenado à morte, mas não sabia de que maneira. Então, Tarcísio pediu ao Pontífice que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias consagradas a nenhum pagão. Entretanto, no caminho o identificaram e como se recusou a dizer o que levava, para proteger Jesus Eucarístico, foi apedrejado até à morte. 




Fonte: Ministério de coroinhas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário