terça-feira, 24 de dezembro de 2019

MENSAGEM DO CELAM PARA O NATAL: UM MUNDO MAIS HUMANO E FRATERNO


Decoração luminosa de Natal em Cartagena, Colômbia (ANSA)

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) foi criado em 1955 pelo Papa Pio XII, a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, prestando serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 Conferências Episcopais que se situam desde o México até o Cabo de Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas. Sua sede está localizada na cidade de Santa Fé de Bogotá, na Colômbia.

Cidade do Vaticano

"Um mundo mais humano e fraterno, em que ninguém seja excluído e marginalizado". Este é o desejo expresso por Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, presidente da Conferência Episcopal do Peru e do Conselho Episcopal da América Latina (Celam), por ocasião das festas de Natal.

Em uma mensagem em vídeo publicada no site da Celam, Dom Cabrejos afirma em particular: “Neste Natal, a recordação do nascimento de Jesus nos convida a nos colocarmos espiritualmente no caminho da simplicidade, atraídos pela humildade daquele que se fez homem para estar próximo de cada homem".

"Do presépio - diz o prelado - Jesus proclama que os simples e os humildes de coração são amados por Deus". Neste sentido, a exortação a não “deixar-se enganar pela riqueza e pelas tantas propostas efêmeras de felicidade".

Citando então as palavras do Papa Francisco na Carta Apostólica "Admirabile signum" sobre o significado e o valor do presépio, o prelado recorda: "Na fraqueza e na fragilidade, se esconde seu poder que tudo cria e transforma. Parece impossível, mas é assim: em Jesus, Deus foi criança, e nessa condição quis revelar a grandeza de seu amor, que se manifesta em um sorriso e em estender as mãos para todos".

"O nascimento de Jesus nos fala de Deus - conclui o arcebispo Cabrejos - Deus nos ama profundamente!". 

Fonte: Vatican News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário