sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO MUNDIAL COM O PAPA FRANCISCO SOBRE O PACTO EDUCATIVO GLOBAL


Já estão abertas as inscrições para o encontro mundial com o Papa Francisco sobre educação que será realizado no Vaticano, no dia 14 de maio de 2020. O evento tem como tema: “Reconstruir o pacto educativo global” e pretende reavivar o compromisso em prol de uma educação mais aberta e inclusiva para as gerações jovens, renovando nelas a paixão, o diálogo construtivo e a mútua compreensão.

De acordo com o assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Júlio César Evangelista Resende em Roma será discutido aspectos de como envolver novamente a família, escola e sociedade no processo educativo. “Além disso, serão apresentados projetos educativos que formem para um compromisso comunitário”, destaca.

Em uma mensagem divulgada pela Santa Sé, no dia 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco convida os jovens no campo da educação para promover em conjunto e ativar, através dum pacto educativo comum, as dinâmicas que conferem um sentido à história e a transformam de maneira positiva.

No Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, a juntamente com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) está articulando a criação de um espaço para apresentação dos projetos do Brasil na “Aldeia Educativa” que acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio, em Roma.

“Queremos responder ao convite do Papa, pois é algo importante também para a sociedade brasileira. A Igreja como servidora da humanidade deseja refletir também o papel de uma educação ampla, dialógica que provoca o encontro e a fraternidade. Educação para um humanismo solidário”, destacou o padre.

Participe

O evento acontecerá na sala Paulo VI, que comporta cerca de seis mil pessoas, e será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro. As inscrições podem ser feitas aqui no site do evento que tem informações e o caminho de preparação. Cada interessado poderá realizar a inscrição para mais três pessoas. Um mês antes do evento, o participante receberá o voucher com a confirmação da inscrição que deverá ser apresentado na entrada do evento junto à um documento com foto.

Subsídio

No dia 31 de janeiro, a CNBB lançou o projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global” e propôs que os diversos regionais utilizem o subsídio para oferecer orientações.
O texto, dividido em quatro capítulos, contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade; pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado de Francisco; indica alguns encaminhamentos práticos para a realização de atividades locais e elenca algumas referências básicas para aprofundamento do tema.

O subsídio tem um conjunto de orientações para que comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto.

Na publicação, quem deseja organizar ações do Pacto no Brasil poderá acompanhar a agenda de ações que prevê a realização de um Seminário Nacional de Educação, a sensibilização sobre o “Pacto Educativo Global” na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorrerá em abril, em Aparecida (SP).

Além disso, será lançada uma plataforma digital para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si, e projetos da “Aldeia que educa”, audiência pública em Brasília e lançamento de vídeo institucional.

Em vídeo, Papa convida educadores de todo o mundo a irem a Roma:

CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário