sábado, 29 de fevereiro de 2020

DIÁCONO ANDERSON GALVÃO DA DIOCESE DE VIANA LANÇA O LIVRO DO MOVIMENTO LITÚRGICO À CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM: UMA NOVA VISÃO TEOLÓGICA DA SAGRADA LITURGIA

Aconteceu ontem dia 28 de Fevereiro, a apresentação do Livro: DO MOVIMENTO LITÚRGICO À CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM: uma nova visão teológica da Sagrada Liturgia, do Diácono Anderson Galvão, na Paróquia São Francisco, de Monção. 

Segundo o autor, a liturgia não existe em livros, mas na ação de uma comunidade que é a Igreja. Nesta ação age Jesus Cristo. A ação é sagrada, isto é, comunicação com Deus: é uma ação, onde entra a fé e o amor de Deus. Nem tudo é liturgia e nem a liturgia esgota toda a comunicação do homem com Deus. 

"O conteúdo do livro brinda o leitor com um instigante percurso histórico, mostrando os caminhos da Liturgia na Igreja, especialmente o Movimento Litúrgico que alicerça importantes e qualificadas conquistas com o acontecimento do Concílio Vaticano II, especificamente a Sacrosanctum Concilium. Pontos essenciais da história retomados balizam um horizonte de compreensão para se fixar o olhar, como é preciso sempre e em cada época, a essencialidade do mistério celebrado na Liturgia. O ápice do percurso é alcançado com a explicação de aspectos essenciais da Liturgia, como força missionária, intimidade com Deus e alimento fecundo da fé." (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da CNBB Prefácio Prefácio da Obra).

Caro irmão e irmã, o Livro é dedicado a você que estuda e trabalha com a Liturgia na sua Paróquia, na sua Comunidade na Diocese e nos demais movimentos e Pastoral da Igreja.











2 comentários:

  1. Pe. António Rodrigues29 de fevereiro de 2020 22:13

    Parabéns Caro diácono Anderson pela obra lançada. Que a mesma nos ajude a compreender e viver melhor o mistério de Cristo que celebramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns diácono, Anderson por essa belíssima obra literária que Deus abençoe a tua vocação como padre e escritor.

      Excluir