quinta-feira, 12 de março de 2020

COORDENADORES DIOCESANOS DE PASTORAL ESTUDAM DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA

O Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, recebe nesta semana o Curso para Coordenadores de Pastoral. Padres e lideranças que atuam na articulação da ação evangelizadora das arqui/dioceses e regionais de todo o Brasil estudaram o documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023)”.

O objetivo da formação oferecida pela CNBB e pelo CCM, no âmbito do Centro de Animação e Estudos Missionários, é aprofundar as novas DGAE para sua melhor acolhida e operacionalização nas Igrejas particulares. Os 25 participantes de todas as regiões do país puderam rever o itinerário dos projetos de evangelização, contextualizar as novas diretrizes no atual cenário eclesial e social – especialmente no mundo urbano – e facilitar indicações de operacionalização, no sentido de por em prática as propostas contidas no documento aprovado na última Assembleia Geral da Conferência.

“É realmente extraordinário e de louvar a Deus o interesse de nossa Igreja pelas novas Diretrizes da Ação Evangelizadora. Exemplo disso é que nesses dias, pela segunda vez, o Centro Cultural Missionário oferece um curso sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e encontra grande receptividade em nossas Igrejas Particulares e nos regionais da CNBB”, partilha o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, recordando que o primeiro curso com este objetivo foi oferecido em agosto do ano passado.
Padre Marcus Barbosa

“Contamos com a presença de um grupo de participantes que são muito centrais na ação evangelizadora da Igreja, são coordenadores diocesanos de pastoral. E é bom demais ver o interesse e a acolhida concreta que as diretrizes têm encontrado na vida e na missão da Igreja no Brasil. Tudo isso nos faz crescer na espiritualidade, na comunhão e na corresponsabilidade missionárias”, comenta.

O curso favoreceu o estudo e reflexões sobre temas como evangelização, planos e diretrizes pastorais da Igreja no Brasil, documentos recentes do magistério da Igreja e a compreensão sobre os desafios e estímulos para a missão a partir das DGAE com indicações programáticas concretas.

Padre Sátiro Bezerra do Prado Fernandes, da diocese de Caetité (BA), comenta que a formação favoreceu a percepção do quanto as diretrizes têm ajudado para que a Igreja faça um caminho de unidade, de sinodalidade “como é a tônica agora, inclusive na linha do Papa Francisco, que nos pede cada vez mais essa aproximação, essa unidade”.

O padre ressalta que os participantes têm observado a indicação de elementos essenciais para ação pastoral da Igreja no contexto atual, como a proximidade: “o envolvimento com a vida concreta com a vida das pessoas será sempre o norte especial da nossa pastoral. Estamos percebendo que as questões administrativas são importantes, mas que nós nunca podemos abandonar o princípio pastoral”.
Estão representadas no curso as arquidioceses de Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR) e Niterói (RJ); as dioceses de Propriá (SE), Jequié (BA), Sinop (MT), Guanhães (MG), Lins (SP), Imperatriz (MA), Luz (MG), Frederico Westphalen (RS), Teixeira de Freitas-Caravelas (BA), Divinópolis (MG), Montenegro (RS), São Carlos (SP), Marília (SP), Viana (MA), Caxias do Sul (RS), Estância (SE), Mogi das Cruzes (SP), Caetité (BA) e Palmas-Francisco Beltrão (PR); e a prelazia de Itaituba (PA).

Visita à sede da CNBB

Na tarde desta quarta-feira, 11 de março, os participantes visitaram a sede da CNBB e celebraram a Eucaristia na capela Nossa Senhora Aparecida. 


Fonte: CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário