terça-feira, 21 de abril de 2020

NOTA SOBRE O MOMENTO ATUAL DO NOSSO PAÍS

As pandemias sempre ocorreram  ao longo da história. São muitas,   não convêm lembrar neste momento porque a lista é grande . Cito apenas duas:  a peste  do século XIV e a gripe espanhola do início do século XX. Ambas no começo   encontraram nos apóstolos da ignorância as atitudes  de negação e imprudência diante do mal já presente. Depois  vem a histeria  e o desespero.  Em ambas, se usaram muito o nome de Deus para apontar culpados, geralmente os outros em especial os desafetos ou inimigos. Passado muito tempo, tais atitudes ainda permanecem. Sinal de que o aprendizado, se houve, foi muito pouco.
Hoje  quero somar forças com muitos que gritam no deserto para que tenhamos serenidade, paciência  e esperança, agindo com  fé, solidariedade e amor. Nestes tempos  que experimentamos de forma especial  nossos limites a nossa finitude, onde a morte está escancarada. 
É bom lembrar que em muitos casos a pessoa infectada pelo coronavírus  precisa de UTI. Parece que UTI em nossa região não é um produto de fácil acesso.
Acredito que seja um momento de repensar o sentido da nossa existência, ajustar os nossos projetos de vida. Pois  muitas vezes  buscando a felicidade num futuro que nunca chegou e a deixamos num passado muito  distante.
Aproveitemos este momento difícil para unirmos forças, para que o projeto de fraternidade universal querido por Deus possa dar passos.  Que aprendamos a sermos mais humildes, pacientes, generosos, amorosos,  capazes de  perdoar, e ter um coração agradecido. Precisamos continuar lavando as mãos, mas também, os corações, as mentes, a consciência e o espírito.
Vamos meditar  um  pouco mais   o sentido mais profundo da vida e agir com humanidade chega de brigas, de orgulho, de vaidade, de prepotência, de presunção, rivalidades. O poeta Henfil  disse certa vez isso "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"
Acredito que os leitores destas breves palavras são  cristãos  ou gostam de uma boa literatura. ou os dois juntos e  proponho para hoje a leitura do texto 1º Cor. 13,1-13. 
Que possamos fazer a travessia do Coronavírus que quer dizer "coroavírus" para  a coroa da solidariedade. Em outras palavras para o reinado da solidariedade e da fraternidade.  "Em  Cristo somos todos irmãos" Mt, 23,8. Lema da campanha da fraternidade de 2018.

Pe. Antonio Rodrigues


Um comentário:

  1. Recordei-me de um ditado popular q diz, se a vida te der um limão, fassa dele uma limonada ditado apropriado para a situação em q vivemos hoje e q Deus nos capacita para viver com fé e perseverança q Deus nos proteja sempre

    ResponderExcluir