terça-feira, 14 de abril de 2020

TEMPOS DE CORONAVÍRUS: TEMPOS REVELADORES

imagens da internet
Hoje faz 30 dias que  foram tomadas as primeiras medidas de isolamento ou distanciamento social em nosso Estado. Quais lições estamos aprendemos ou reaprendendo.   Na verdade, são tempos reveladores daquilo  que existe dentro de nós  que muitas vezes não era conhecido por nós mesmos.
Em breves palavras e pensamentos descobrimos que existia uma grande mentira quanto aos recursos do nosso  País,  em especial para a saúde e para população mais pobre. Mas estes recursos não estavam à serviço da vida, e sim da especulação do lucro fácil com um nome mágico de Estado Mínimo que na prática significa  que as pessoas só servem para produzir lucro para o capital e o país, que unidos exploram a mão de obra do trabalhador.
Descobrimos que a luta dos mais pobres para sobreviver é uma batalha diária, muitas vezes correndo todos os risco possíveis apenas  para não morrer de fome.  
Descobrimos que os milagreiros não fazem milagre algum quando é necessário, vendem apenas ilusões,  e que agora estão perdidos e com risco de muitos desaparecerem do mercado religioso brasileiro que criaram. 
Descobrimos quem realmente está do nosso lado e quem apenas fingia que caminhava conosco nas estradas tortuosas da aventura da vida.
Descobrimos também com muito sofrimento que a indústria do medo está fazendo um sucesso enorme e aumentando o sofrimento das pessoas e aumentando seus lucros.
Descobrimos também  nossa pequenez e que a morte  existe, faz parte da vida e está sempre presente no nosso cotidiano,  mesmo quando não estava em nosso vocabulário.
Descobrimos muitas mentiras que falávamos a respeito da família,  e que a mentira é uma das grandes colunas da sociedade, hoje, chamada pelo apelido de fake news.
Descobrimos a muito custo que sem solidariedade e compaixão a vida é apenas  um inferno com duração diferenciadas  e não uma temporada de convivência  em busca da nossa realização humana.
Enfim, estamos descobrindo muito mais coisas. O que de fato conta nesta breve existência. Agora continue em casa ou no trabalho descobrindo o resto que falta. 
imagens da internet

A intenção destas breve palavras é provocar:  chamar para frente este debate  de ideias e deixar o ódio e as fake news de quarentena e voltar a viver mesmos em condições  adversas  que chamamos de crise  da covid 19. Para que isso possa acontecer evitemos os extremos, negar a realidade que existe,  ou seja  a presença do vírus,  ou cair na histeria que é o fim do mundo.  Lembre-se que uma boa dose de prudência e bom senso  é sempre fundamental
Continue firme na fé, na esperança e solícito na caridade para atravessar mais uma tempestade nesta vida, para muitos a maior.
Um abraço e paz aos nossos corações!
Pe. Antonio Rodrigues 

Um comentário: