terça-feira, 19 de maio de 2020

BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA FUNDADORA DO INSTITUTO DAS OBLATAS DO CORAÇÃO DE JESUS


LuisaTeresa de Montaignaic
As Oblatas do Coração de Jesus, presentes em Buriticupu e em Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, têm a alegria de convidar todos quantos se quiserem unir a elas na comemoração dos 200 anos do nascimento de sua fundadora, Luísa Teresa de Montaignac.
Quem é essa mulher que S. João Paulo II chamou “mulher do futuro evangélico”?
Eis um pouco da sua vida.
 
Luísa Teresa de Montaignac
 
Nascimento da sua vocação na família
 
Nascida no dia 14 de maio de 1820, Luísa Teresa de Montaignac cresceu numa família profundamente cristã e unida. Criança sensível e radiante, deixa-se tocar pela contemplação do presépio de Natal. Educada por sua tia, Madame de Raffin, ela vive com muita fé sua primeira comunhão e fica completamente transformada.
Jovem entusiasta, apaixonada pela vida do seu tempo, descobriu os escritos de Santa Teresa de Ávila. Ela gosta da oração dos salmos, da contemplação e adoração ao Santíssimo Sacramento. Sua tia dá-lhe a conhecer o voto ao Sagrado Coração, que ela irá pronunciar a  8 de setembro de 1843. Este voto é para Luísa um ato fundador.
 
Uma herança pouco comum
A sua tia apercebe-se do risco do materialismo nascente, da indiferença religiosa e do crescimento do individualismo que permeia a estrutura familiar e, como resposta, concebe um projeto, de uma associação de mulheres influentes que, pelo voto ao Sagrado Coração, se comprometem a espalhar o Amor do Coração de Jesus no seu meio social.
Luísa Teresa, após a morte de sua tia, renuncia a entrar no Carmelo para assumir plenamente a realização deste ambicioso projeto.

Uma mulher de fé e ação
Em 1848, Luísa Teresa vem habitar em Montlucon, onde cria relações de amizade e começa  um incansável apostolado: funda um orfanato; compromete-se na Congregação das Filhas de Maria; organiza a catequese para as crianças pobres e dá retiros para as famílias de operários. Funda a Obra das Igrejas Pobres, estabelece a Adoração Reparadora e constrói. de 1862 a 1864 uma Capela dedicada ao Amor do Coração de Jesus. Cria a Obra dos Samuéis, destinada à formação de rapazes preparando-os para uma possível entrada no seminário (onde é ministrado um sólido ensino primário juntamente com uma boa formação cristã, a fim de permitir a rapazinhos entrar no seminário menor, se eles assim o desejassem).
 Em 1875, Luísa Teresa foi nomeada secretária-geral do Apostolado da Oração, o que lhe permite ter uma correspondência espiritual abundante com muitos membros na França e em todo o mundo.
Afetada por uma tuberculose óssea, tenta aliviar o mal com tratamentos em terma, durante os quais conhece mulheres influentes, criando amizade com elas. Estas irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de suas obras, que se espalham muito rapidamente na diocese de Moulins e noutras regiões da França.
Em 1874, nasce a organização que virá a ser o Instituto das Oblatas do Coração de Jesus, com as primeiras regras aprovadas pelo Bispo de Moulins. Em 1880, Luisa Teresa é eleita Superiora Geral e continua a redação das Constituições. "Mulher do futuro evangélico", "exemplo luminoso para o bem da Igreja", Mestra da vida espiritual, sabe adaptar a formação das primeiras Oblatas ao estado de vida de cada pessoa e aos seus dons naturais. Mantém uma correspondência abundante e amigável com as suas colaboradoras. Rapidamente abre novas casas em Paris, Montélimar, Lyon e Paray-le-Monial.
Vibra com os acontecimentos do mundo, expressa um grande amor para com a Igreja, lê os jornais diariamente, permanece atenta à leitura dos sinais dos tempos e, nas suas lutas, nunca deixa de confessar o seu amor por Cristo e pelo mundo.

Depois de um tempo de grande sofrimento e de união com a Paixão do Senhor, morre a 27 de junho de 1885 em Montluçon.

Fotos do trabalho das irmãs  pelo mundo


Panamá



Africa

Missão em Buriticupu



Missão Buriticupu


Europa











Luísa Teresa é proclamada "Beata" pelo Papa João Paulo II, em Roma, a 4 de novembro de 1990. A Igreja reconhece em Luísa Teresa: "o modelo de uma fé profundamente vivida e ativa”.

Podem conhecer-nos melhor através do site:

 WWW// Instituto das Oblatas do Coração de Jesus. pt

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário