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Não se pode comungar com Jesus sem comungar com os que foramcriados à imageme semelhança de Deus (Unsplash/ Josh Applegate) |
Só
há comunhão com Jesus se houver compromisso de justiça com os mais pobres
Eucaristia significa
"ação de graças". É o sacramento central da vida cristã. Entre os
fiéis, não se costuma dizer: "Fiz a primeira eucaristia". O habitual
é: "Fiz a primeira comunhão". Quem vai à missa diz: "Vou comungar".
Quase nunca fala: "Vou receber a eucaristia".
Comunhão – eis uma
palavra abençoada. Expressa bem o que a eucaristia significa. Comunhão vem da
mesma raiz que a palavra comunicar. Se comungo as mesmas ideias de uma
pessoa é porque sinto profunda afinidade. Ela diz o que penso e exprime o que
sinto. Na eucaristia comungamos: (1) com Jesus; (2) com os nossos semelhantes;
(3) com a natureza; e (4) com a Criação divina.
Jesus instituiu a
eucaristia em vários momentos de sua vida. O mais significativo deles foi a
Última Ceia, quando tomou o pão, repartiu entre seus discípulos e disse:
"Tomai e comei, pois isto é o meu corpo". A partir daquele momento,
todas as vezes que uma comunidade cristã reparte entre si o pão e o vinho,
abençoados pelo sacerdote, é o corpo e o sangue de Jesus que está compartindo.
A palavra "companheiro" significa "compartir o pão". Na
eucaristia, compartimos mais do que o pão; é a própria vida de Jesus que nos é
ofertada em alimento para a vida terna, deste lado, e eterna, do outro.
Ao receber a hóstia
consagrada – pão sem fermento – os cristãos comungam a presença viva de Jesus
eucarístico. Nossa vida recebe a vida dele que nos revigora e fortalece.
Tornamo-nos um com ele ("…que todos sejam um" (João 17,21).
Ao instituir a
eucaristia na Última Ceia, Jesus concluiu: "Fazei isto em minha
memória". Fazer o quê? A missa? A consagração? Sim, mas não apenas isso.
Fazer memória é sinônimo de comemorar, rememorar juntos. Ao comemorar os 500
anos da invasão portuguesa, o Brasil deveria ter feito memória do que, de fato,
ocorreu: genocídio indígena, tráfico de escravos, exclusão dos sem-terra etc.
Fazer algo em memória de
Jesus não é, portanto, apenas recordar o que ele fez há dois mil anos. É
reviver em nossas vidas o que ele viveu, assumindo os valores evangélicos,
dispostos a dar o nosso sangue e a nossa carne para que outros tenham vida.
Quem não se dispõe a dar a vida por aqueles que estão privados de acesso a ela,
não deveria se sentir no direito de aproximar-se da mesa eucarística. Só há
comunhão com Jesus se houver compromisso de justiça com os mais pobres,
"pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem
não vê" (I João 4,20).
A vida é o dom maior de
Deus. "Vim para que todos tenham vida e vida em plenitude" (João
10,10). Não foi em vão que Jesus quis perpetuar-se entre nós naquilo que há de
mais essencial à manutenção da vida humana: a comida e a bebida, o pão e o
vinho. O pão é o mais elementar e universal de todos os alimentos. O vinho era
bebida de festa e liturgia no tempo de Jesus. De certo modo, o pão simboliza a
vida cotidiana e, o vinho, aqueles momentos de profunda felicidade que nos faz
sentir que vale a pena estar vivos.
No entanto, há milhões
de pessoas que, ainda hoje, não têm acesso à comida e à bebida. O maior
escândalo deste início de século e de milênio é a existência de pelo menos 862
milhões de famintos entre os 7 bilhões de habitantes da Terra. Só no Brasil, 58
milhões estão excluídos dos bens essenciais à vida. E milhões trabalham de sol
a sol para assegurar o pão de cada dia. Em toda a América Latina morrem de
fome, a cada ano, cerca de 1 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade.
A fome mata mais que a
Aids. No entanto, a Aids mobliza campanhas milionárias e pesquisas científicas
caríssimas. Por que não há o mesmo empenho no combate à fome? Por uma simples
razão: a Aids não faz distinção de classe social, contamina pobres e ricos. A
fome, porém, só afeta os pobres.
Não se pode comungar com
Jesus sem comungar com os que foram criados à imagem e semelhança de Deus.
Fazer memória de Jesus é fazer com que o pão (símbolo de todos os bens que
trazem vida) seja repartido entre todos. Hoje, o pão é injustamente distribuído
entre a população mundial. Basta dizer que 80% dos bens industriais produzidos
no mundo são absorvidos por apenas 20% de sua população. Ou seja, se toda a
riqueza da terra fosse um bolo dividido em 100 fatias, 1 bilhão e 600 milhões
de pessoas ficariam com 80 fatias. E as 20 fatias restantes teriam de ser
repartidas para matar a fome de 4 bilhões e 400 milhões. Basta dizer que apenas
4 homens, todos dos EUA, possuem uma fortuna pessoal superior à riqueza somada
de 42 nações subdesenvolvidas, que abrigam cerca de 600 milhões de pessoas!
Em pelo menos três
episódios evangélicos Jesus deixou claro que, comungar com ele, é comungar com
o próximo, sobretudo com os mais pobres:
a) No "Pai Nosso" ensinou-nos uma oração com dois refrões: "Pai
Nosso" e "pão nosso". Não posso chamar Deus de "Pai" e
de "nosso" se quero que o pão (os bens da vida) seja só meu.
Portanto, quem acumula riquezas, arrancando o pão da boca do pobre, não deveria
sentir-se no direito de se aproximar da eucaristia;
b) No seu encontro com o homem rico (Marcos 10, 17);
c) No capítulo 25, 31-44 de Mateus, quando sujeita a salvação ao serviço
libertador aos excluídos, com quem se identifica;
d) Na multiplicação dos pães (Marcos 6,30-44).
Frei Betto
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