sexta-feira, 22 de maio de 2020

UM POUCO DA HISTORIA DA PAROQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA QUE COMPLETA 30 ANOS DA SUA CRIAÇÃO..






A paróquia Santa Rita de Cássia da diocese de Viana foi criada no dia 22 de maio de 1990 por D. Adalberto Paulo da Silva, 3º Bispo diocesano.  Desmembrada da Paróquia Santuário Santa Luzia. As origens de Buriticupu remonta a década de 1970 devido ao projeto de colonização da Amazônia Maranhense durante o regime Militar brasileiro de 1964 a 1985. Foi um tempo de muitas violações dos direitos humanos, trabalho escravo, muitas epidemias e violência. A maior parte da população migrava de outros estados do nordeste e de outras regiões do Maranhão em busca de terra e trabalho.

Neste período os padres de Santa Luzia que respondiam por esta comunidade foram a voz na luta por justiça e na defesa da vida, eram os religiosos da Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, o padre José Ângelo Figueira e padre Ivo José. Muitas lideranças e trabalhadores foram assassinadas e durante muito tempo, eram os padres com ajuda do senhor Joaquim(Nena) que levavam os mantimentos e remédios até as comunidades, que estavam sem acesso por medo de retaliações dos grandes fazendeiros da época.

No ano de 1987 foram celebradas pela primeira vez as Santas Missões  de 08 a 12 de agosto. No final  foi fincada  uma cruz que permanece até hoje  no pátio da Igreja Matriz


Em 1988 finalmente o povo conquistou a fazenda terra bela que hoje dá nome ao maior bairro da cidade. Também neste ano começou a residir no distrito de Buriticupu (ainda chamado de I Núcleo) o Pe. Afonso e em 1990 com a criação da paróquia tornou-se o primeiro pároco, padre Afonso. Contou a contribuição do Instituto Santa Verônica, das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa das irmãs Raimunda e Maria Feitosa, logo a irmã Raimunda adoeceu e faleceu, então o instituto não teve continuidade. Em 10 de Novembro de 1994 foi criado o município pela lei Estadual nº 6162, e foi escolhido o nome de Buriticupu, fazendo referência ao Rio Buriti que ainda hoje existe na cidade e as árvores da sua margem, o cupuaçu, que foi desmatado junto com boa parte da floresta local. Em 1996 houve a primeira eleição municipal, sendo eleito  Antônio Gildan Medeiros, como primeiro prefeito e em 1997 foram instalados os Poderes Executivo e Legislativo local.

Em 1999 assumiu o 2º pároco padre Benedito Assis, que depois de 3 anos passou a paróquia ao 3º pároco em 2002 para o Pe. Paulo Cruz Lima e teve com vigários os padres George Luis Amaral e Pe. José Gilberto Campos da Rocha.

Em 2003 a Paróquia Santa Rita foi dividida. Criou-se a paróquia Santa Luzia e sua igreja matriz da nova paróquia  ficou no bairro Terra Bela sendo o primeiro pároco o Padre José Gilberto Campos da Rocha.

Em 2005 passamos a contar com a presença das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, eram elas, Ir Sophia, Viviane, Zélia, Idália e Guadalupe. Atualmente temos as irmãs Yackelyn, Maria de Lourdes, Angelina e a aspirante Francisca Brito.

No ano de 2008 assumiu o   4º pároco, o Pe.   Isaac Gois da Silva que ficou até o mês de fevereiro de 2017, mobilizou e celebrou em 2015 o grande jubileu da paróquia com toda a comunidade reunida para dar graças a Deus por seus 25 anos de caminhada e 42 anos de missão nesta terra.

No dia 09 março 2017 assumiu o 4º pároco, o Pe. Antônio Rodrigues e a partir de 12 de agosto de 2017 chegou o vigário paroquial o padre José Gilberto Campos da Rocha, que agora se preparam para celebrar o grande Jubileu dos 30 anos da paróquia.

Atualmente a paróquia é dividida em 4 áreas pastorais (Matriz, 2º Núcleo, Triângulo de Prata e Cikel) e conta com 26 comunidades e 10 pontos de missa. Tem uma área extensa, principalmente na zona Rural, com comunidades com distância equivalente a 88km de estrada de chão. A Paróquia faz divisa com as áreas territoriais das paróquias Transfiguração de Bom Jesus das Selvas e São José Operário na Faísa.

A paróquia conta com o trabalho missionário da Pastoral da Criança, Juventude, Familiar, Dízimo, Catequese, Litúrgica, Pessoa Idosa, Legião  de Maria, e com os Movimentos,  RCC, ECVC e Terço dos homens.

Neste ano de  2020, tínhamos uma programação  especial para celebrar os 30 anos da paroquia. Mas, devido a pandemia do coronavírus  não foi possível realizá -la  Continuamos  unidos na oração e solidariedade   com todos os paroquianos. 

 Texto: Eliete Ferreira.



p

2 comentários:

  1. Quando eu comecei a participar foi na época do Pe Afonso a Igreja ainda estava em construção(templo) fui participar da missa das crianças o padre foi fazer a homilia e perguntou para as crianças Moisés estava com o bas..uma criança respondeu Bastião o padre disse bastão...isso ficou marcado na minha memória foi muito engraçado tds sorriram.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir