quarta-feira, 29 de julho de 2020

PAPA NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE VACANTE DE BALSAS - MA


A Nunciatura Apostólica comunicou nesta quarta-feira, 29 de julho, a decisão do Papa Francisco em nomear para a diocese Balsas (MA) o padre Valentin Fagundes de Menezes, atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) da província do Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina. A diocese estava vacante desde 2 de fevereiro de 2020, após o falecimento de seu quarto bispo, dom Enemésio Angelo Lazzaris.

Padre Valentin nasceu na Freguesia de Algualva, Ilha Terceira, em Açores, Portugal, em 22 julho de 1953. Ingressou no Seminário Sagrado Coração, em Juiz de Fora, em 1974. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Campinas, de 1975 a 1977. Seu noviciado foi realizado em Vila Formosa, São Paulo, no ano de 1978. Ele professou seus votos em 2 de Fevereiro de 1979. Seus estudos de Teologia foram realizados na Faculdade Nossa Senhora da Assunção de 1979 a 1982. Foi ordenado diácono em 9 de maio de 1982 e presbítero em 2 de julho de 1982.

Vida Missionária

De 1982 a 1987, foi vigário e pároco da paróquia Pai Eterno e São José na Cidade de Deus (RJ), assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil Nacional na área de Inserção da Vida Consagrada nos meios Populares, membro da diretoria da CRB Regional (RJ) e formador  do Propedêutico na Inserção. De 1988 a 1990, participou da fundação da Missão de El Salvador-Centro América, foi vigário da paróquia São Luís de Mariona, formador, capelão do presídio e diretor da Conferência dos Religiosos.

Também exerceu, de 1991 a 1995, as funções de formador da Filosofia no seminário Padre Júlio Chevalier em Nova Iguaçu (RJ), pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Tinguá (RJ) e professor de Teologia Pastoral no Seminário Paulo VI em Nova Iguaçu (RJ) e no CETESP e CERNE. Atuou ainda como assessor da CRB nacional na área de missão.

Foi missionário no Sul do Pará, na diocese de Conceição do Araguaia, de 1996 a 2001, onde também foi membro da equipe formadora do seminário de Conceição e coordenador da CRB do Sul do Pará. Foi pároco da paróquia Nossa  Senhora das Dores, em Floresta do Araguaia.

Colaborou na fundação da Missão MSC em Quito, de 2002 a 2007, onde também foi formador e superior dos MSC em Equador. Também foi membro da Diretoria Nacional da CER (Conferência dos Religiosos) e professor  na Formação inicial da Vida Consagrada (postulantado, noviciado e juniorato). Em 2009, dedicou-se aos estudos no Instituto Superior de Pastoral, da PUC Minas. De 2009 a 2011, foi missionário no Vale do Jequitinhonha (MG), vigário do Senhor Bom Jesus e pároco de Nossa Senhora da  Ajuda Monte Formoso.

Em 2012, ele retornou ao Rio de Janeiro onde exerceu, até 2014, as funções de pároco da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração- Praça Seca (RJ), vice Provincial, presidente do Regional Rio de Janeiro da CRB. Em 2014, foi eleito provincial interino. De 2015 até hoje ele atua como provincial dos Missionários do Sagrado Coração da Província Rio de Janeiro e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina.

Saudação da CNBB ao novo bispo de Balsas (MA)

Brasília-DF, 29 de julho de 2020

Prezado Monsenhor Valentin Fagundes de Menezes,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, sua nomeação pelo Papa Francisco como bispo de Balsas (MA), anunciada hoje, 29 de julho. Estamos certos de que sua presença na diocese de  Balsas será marcada como a continuidade de sua vocação como missionário em terras brasileiras especialmente, agora, na evangelização do povo nordestino.

Nossa saudação vai acompanhada de uma palavra de inspiração que buscamos na homilia do Papa Francisco proferida na celebração no Dia Mundial das Missões, em 20 de outubro de 2019. “Cada um de nós tem uma missão nesta terra. Estamos aqui para testemunhar, abençoar, consolar, erguer, transmitir a beleza de Jesus. Coragem! Ele espera muito de ti! (…). Queres acalmar a ânsia de Jesus? Vai com amor ao encontro de todos, porque a tua vida é uma missão preciosa: não é um peso a suportar, mas um dom a oferecer. Coragem! Sem medo, vamos ao encontro de todos”.

Tomando como inspiração as palavras proferidas pelo Santo Padre, manifestamos gratidão pelo seu “sim” a esta nova missão confiada pela Igreja e pedimos que o senhor confie nas promessas de Deus. Que Nossa Senhora do Sagrado Coração o proteja e o acompanhe.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral 

Fonte: cnbb.org,br

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário