sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ORIENTAÇÕES DIOCESANAS ACERCA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

 

DOM EVALDO CARVALHO DOS SANTOS, CM 

PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA BISPO DA DIOCESE DE VIANA (MA) 

   

Prot. N. 72/D/2020 

ORIENTAÇÕES DIOCESANAS 

ACERCA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

 

Aos Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Agentes de Pastorais, Coordenadores de Grupos e Movimentos da Diocese de Viana, queridos irmãos e irmãs 

 

 Aproximam-se mais uma vez as Eleições municipais. Em comunhão com o meu predecessor, Dom Sebastião Lima Duarte, evoco as normas por ele decretadas aos 15 de março de 2016 (Prot. 02/2016), consignadas nas sábias Normas do Código de Direito Canônico, considerando o que dispõe a Tradição e ordena o Magistério da Santa Igreja. 

Mediante a necessidade de orientar o povo de Deus, leigos e ordenados, a respeito das Eleições municipais de 2020, a Diocese de Viana vem por meio do seu Bispo Diocesano dar as orientações a seguir. 

 

1- A IGREJA NÃO INDICA PARTIDOS OU CANDIDATOS. Sua missão é formar a consciência dos seus membros e ajudar a sociedade a votar com responsabilidade, em vista do bem comum, e nunca de obter vantagens pessoais ou para a comunidade eclesial. 

 

2- Presbíteros e diáconos, religiosos e religiosas têm como missão a de MANTER A COMUNHÃO NAS PARÓQUIAS E NA DIOCESE, por isso podem acompanhar criticamente as propostas de candidatos e partidos sem, no entanto, tomar parte em propaganda eleitoral partidária. Não devem usar: a Igreja e instituições ligadas a ela; o ministério; as funções que exercem ou as vestes litúrgicas para chamar atenção sobre candidatos e partidos. Fotografias ou filmagens com candidatos não deverão ser veiculadas em quaisquer tipos de mídia, que possa fazer uso promocional de imagens e gravações, caracterizando propaganda eleitoral. 

 

3- Aos membros do clero, com exceção dos diáconos permanentes (cf. cân. 288, CDC), fica VEDADA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA. Por quaisquer razões pessoais ou motivos particulares, os clérigos que pretendem disputar e/ou exercer cargos políticos, estão cientes que a suspensão de Ordens na Circunscrição Eclesiástica da Diocese de Viana é automática, desde a filiação ao partido político. 

 

4- A IGREJA INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS(AS) NA VIDA 

POLÍTICA. Se estes exercem ministérios e coordenações de pastorais ou de comunidades, grupos ou movimentos, e desejam ser candidatos, devem deixar seus ofícios, durante o período de campanha eleitoral. 

 

5- A IGREJA (TEMPLO) NÃO PODERÁ SER USADA PARA REUNIÕES DE NATUREZA POLÍTICO-PARTIDÁRIA. 

 

6- Nas celebrações litúrgicas, CANDIDATOS NÃO PODERÃO EXERCER 

NENHUMA FUNÇÃO, como leitura da Palavra, apresentação das ofertas, e outros. 

 

7- A Comunidade paroquial, fora do “espaço sagrado”, ou seja, nos salões paroquiais, poderá proporcionar formação de CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA E PARA O VOTO CONSCIENTE. Poderá proporcionar inclusive debates e outros, desde que todos os partidos e candidatos tenham o mesmo espaço e tempo. 

 

8- As instituições ligadas à Diocese – Associações, Pastorais, grupos e Movimentos – NÃO DEVEM APRESENTAR, EM SEUS NOMES, CANDIDATOS OU PARTIDOS. 

 

Nossa Senhora da Conceição abençoe os Municípios e Comunidades de nossa Diocese, a fim de que candidatos e eleitores juntos somem esforços para oferecer uma cidade cada vez mais digna para seus munícipes. 

 

     Viana, 18 de setembro de 2020 

 

Evaldo Carvalho dos Santos, CM 

Bispo Diocesano 

 

Pe. Luigi Zuncheddu 

           Chanceler 


Praça Monsenhor Arouche, 132 – Centro – Caixa Postal 07 – 65215-000 VIANA-MA 

Fone: (98) 3351-1174 – Site: www.diocesedeviana.org.br – Mail: mitra@diocesedeviana.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário