quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA A DIOCESE DE ARAÇUAÍ, EM MINAS GERAIS




A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, dom Esmeraldo Barreto de Faria, como bispo diocesano de Araçuaí, em Minas Gerais.
Novo bispo de Araçuaí

Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, na diocese de Amargosa. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007.

De 2007 a 2011 foi bispo de Santarém (PA). E nesse mesmo quadriênio (2007-2011) foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em março de 2015, dom Esmeraldo foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de São Luís, no Maranhão. Também no quadriênio de 2015 a 2019 foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Saudação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou saudação ao novo bispo de Araçuaí. Confira o texto, na integra, abaixo:

Brasília-DF, 18 de novembro de 2020

Prezado irmão dom Esmeraldo,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com a sua nomeação como bispo diocesano de Araçuaí (MG). A notícia nos foi dada hoje pela Nunciatura Apostólica e agradecemos, mais uma vez, o gesto do papa Francisco que expressa seu zelo pela Igreja no Brasil.

Sua trajetória já apresenta um caminho extenso de serviços prestados à Igreja no campo da pastoral. Sendo o senhor um homem profundamente apaixonado pela dimensão missionária, rogamos ao Bom Deus que o fortaleça em mais esse serviço para o qual o senhor é chamado.

Oferecemo-lhes uma palavra do Papa, do Angelus de outubro de 2020, quando recordou que “não basta aceitar o convite para seguir o Senhor, é preciso estar disponível para um caminho de conversão, que muda o coração. A veste da misericórdia, que Deus nos oferece incessantemente, é um dom gratuito do seu amor, é graça. E requer ser acolhido com estupor e alegria.”

Nosso abraço fraterno,

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário