segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PELO BRASIL: INICIATIVAS DE PLANTIO DE ÁRVORES PARA O DIA DE FINADOS, 2 DE NOVEMBRO

]

Em sintonia com a campanha É Tempo de Cuidar da Saudade e da Casa Comum lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, irá plantar uma muda de jequitibá-açu (Cariniana ianerensis) no Jardim in Memoriam, no Cemitério da Penitência, no Caju, no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados.  O jequitibá-açu é árvore-símbolo do Rio de Janeiro, a espécie está em extinção e representa a perpetuidade e a evolução da vida. O plantio será logo após a missa que dom Orani presidirá no cemitério, às 7h30.
arquidiocese de Manaus, em meio as orientações para as celebrações do Dia de Finados, pediu que todas as comunidades iniciassem as celebrações com o plantio de uma árvore, em memória daqueles que morreram na pandemia do novo Coronavírus.
“O Dia de Finados lembra os mortos, mas lembra que somos vivos e vivemos da vida nova ofertada por Jesus com sua morte de cruz e ressurreição. Por isso, queremos lembrar os mortos lembrando a vida: a morte de nossos irmãos e irmãos, mas também a morte da natureza. Vivemos o padecer da natureza e sua morte nas queimadas na região amazônica e no Pantanal”, afirmou dom Leonardo Steiner na carta enviada às paróquias e áreas missionárias.
E diante deste apelo, arquidiocese de Manaus (AM) lançou a Campanha Árvore da Esperança, que acontecerá de 2 de novembro a 8 de dezembro, começando com a missa de finados, às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus, que iniciará com o plantio de uma muda de árvore na Praça Osvaldo Cruz, conhecida como Praça da Matriz.
A Catedral Metropolitana está solicitando apoios para obter mudas a serem distribuídas às comunidades, e já conseguiu parceria com a Fundação Rede Amazônica, o Instituto Soka e a Embrapa. As mudas devem ser solicitadas por meio do e-mail secretaria@catedralnsconceicao.org, com o assunto “Solicitação para pegar mudas de árvore”.
No Regional Sul 2 da CNBB, que compreende o Estado do Paraná, aproveitando que os colaboradores do regional já estariam reunidos no fim de semana no Centro São João Diego para uma atividade que antecede o Dia de Finados, serão plantadas 20 árvores, em homenagem às 18 dioceses e às duas eparquias ucranianas. O plantio tem início no sábado e se estende até a segunda-feira. As mudas de ipês foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente do município de Guarapuava, onde está localizado a casa de retiros e eventos do regional. 
É Tempo de Cuidar da Saudade e da Casa Comum
Os plantios se somam à campanha “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum”, lançada pela CNBB por ocasião do Dia de Finados, celebrado dia 2 de novembro. Uma série de cards e vídeo para as redes sociais e spot de divulgação foram preparados e estão disponíveis para download no hotsite da campanha, que está hospedado aqui no site da CNBB.
A iniciativa que convida os brasileiros a plantarem uma árvore em homenagem aos que faleceram, especialmente os vitimados pela pandemia da Covid-19, faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia do coronavírus.
Ao plantar as árvores, a CNBB recomenda que se dê preferência à mudas nativas de cada região e também frutíferas. A CNBB estimula ainda que se faça uma foto do plantio e que se compartilhe nas redes sociais com a hashtag: #Cuidardasaudade. As fotos aparecerão no hot site da campanha no site da CNBB.
Fonte: cnbb.org.br
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário