sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

DOM WALMOR CRITICA GESTÃO DE BOLSONARO NA PANDEMIA: 'MOMENTO EXIGE O CORO DOS LÚCIDOS-

Presidente da CNBB revelou que a Igreja Católica contabiliza 21 mortes de padres pela Covid-19 (Marcos Figueiredo/Arquidiocese BH)

Para o presidente da CNBB, Bolsonaro subestimou a doença, contribuindo para que muitos não respeitem as regras para conter a transmissão


O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, criticou a gestão da pandemia do novo coronavírus conduzida pelo governo federal. Para o arcebispo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subestimou a doença, contribuindo para que muitos não cumprissem as medidas de prevenção.


"Sem generalizado senso de corresponsabilidade, o país sofreu com explosões de casos e aumento da pobreza, pois o descontrole da pandemia agrava suas consequências na economia. Considera-se a necessidade de um consistente programa de vacinação, exigindo superação de desgovernos e politização abomináveis. O momento exige o coro dos lúcidos", declarou o arcebispo em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo.

O presidente da CNBB ainda revelou que a Igreja Católica contabiliza 21 mortes de padres pela Covid-19, segundo a Comissão Nacional de Presbíteros. Ele admite, contudo, que o número pode ser bem maior, se considerados missionários e membros de comunidades católicas.


Na entrevista, dom Walmor afirma que a CNBB está aberta ao diálogo ao governo federal, mas que isso não aconteceu plenamente. Para o arcebispo, os resultados das eleições 2020 mostram que o eleitor que fugir de polarizações: 'o povo não tolera extremismos, seja de que lado for', disse.

Na entrevista, concedida à repórter Anna Virginia Balloussier, o presidente da CNBB esquivou-se de comentar diretamente o caso do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Correia, investigado por suposto abuso sexual. Dom Walmor criticou pré-julgamentos e diz confiar na verdade dos fatos. "Temos presente o que nos diz o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios: 'Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele'", disse.

Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra 

Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário