segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO ECUMÊNICA 2021, QUE ACONTECE DIAS 29 E 30 DE JANEIRO

Estão abertas as inscrições ao Simpósio de Formação Ecumênica 2021 que acontecerá, de forma virtual, dias 29 e 30 de janeiro do próximo ano. Esta edição do simpósio, tem como tema “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelii Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021″.  O tema da CF Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: um compromisso de amor”
O encontro, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também vai refletir sobre o fundamentalismo e os muros que a partir dele se constroem na sociedade brasileira e no mundo. Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa Guimarães,  as posturas fundamentalistas que demonizam o outro e suas culturas são reflexos desse modo de ser que vai se impondo na sociedade.
Serão assessores do encontro a doutora em Teologia pela PUCPR, irmã Raquel de Fátima Coelet, Filha da Caridade da Província de Curitiba. Ela também é representante católica na Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); o mestre em Teologia pela PUCPR, padre Rene José de Sousa, presbítero da diocese de São Carlos (SP). Sua reflexão será sobre os muros de inimizades erigidos pelos fundamentalismos e o diálogo e a fraternidade como caminhos para a sua superação.
“Esperamos, entusiasmados, que o nosso Simpósio Ecumênico 2021, mais um fruto da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, seja alegre, orante, participativo e nos fortaleça na entrega à dimensão ecumênica e inter-religiosa, constitutivas da nossa fé cristã”, afirmou padre Marcus.
Informações importantes:
As inscrições são abertas a todos que se interessam pela causa ecumênica e inter-religiosa. Podem ser formalizadas por meio de envio de um e-mail, com nome completo, cidade, estado e comunidade que participa, para: ecumenismo@cnbb.org.br. O Simpósio será realizado de forma on-line, nos dias 29 e 30 de Janeiro 2021, das 9 às 12h.

 Fonte: cnbb.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário