sábado, 23 de janeiro de 2021

CELAM CONVIDA À APRESENTAÇÃO DA “ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE”

“Somos todos discípulos missionários cessantes” é o lema que, em comunhão com o Papa Francisco, escolheu o CELAM para esta assembleia, que se realizará de 2 a 28 de novembro de 2021 , na Cidade do México.
O compromisso é neste domingo, 24 de janeiro, às 10h45 hora local da Cidade do México, às 17h45 em Madri, por meio das redes sociais do CELAM
Uma oportunidade para “empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, no contexto atual, enquanto recordaremos a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007 ”
 Luis Miguel Modino, correspondente no Brasil


Uma 
Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe , essa é a nova proposta do Conselho Episcopal Latino-Americano - CELAM . Serão conhecidos os detalhes deste evento, que pode ser considerado uma grande novidade e mais um passo no caminho da sinodalidade , uma das grandes apostas do CELAM, que tem como lema " Uma Igreja cessante, missionária e sinodal ". neste domingo, 24 de janeiro .
A apresentação da Assembleia Eclesiástica da América Latina e Caribe será realizada virtualmente, transmitida pelas redes sociais do CELAM, no Facebook  e no YouTube , da Basílica de Guadalupe , na Cidade do México, a partir das 10h45. local) , no âmbito do Domingo da Palavra e do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais .
“Somos todos discípulos missionários cessantes” é o lema que, em comunhão com o Papa Francisco, escolheu o CELAM para esta assembleia, que se realizará de 21 a 28 de novembro de 2021 , na Cidade do México, e que deseja ser uma oportunidade para “empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, no contexto atual, enquanto recordaremos a V Conferência Geral do Episcopado América Latina realizada em Aparecida (Brasil), em 2007 ”.
Com base no seu carácter sinodal , a realização desta primeira Assembleia Eclesial, bem como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua subsequente concretização, marcarão, afirma o Conselho Episcopal Latino-americano, “ um marco no caminho da discípulos missionários do nosso continente ”. Estamos perante um evento eclesial em que participarão “ leigos, religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade ”, que decorrerá “sob a protecção de Santa Maria de Guadalupe, Padroeira da América América Latina e Caribe, quando nos aproximamos da celebração dos 500 anos do Evento Guadalupano e dos 2.000 anos de nossa Redenção (2031 + 2033) ”. 

A Assembleia Eclesial encontrará pessoalmente uma 
pequena delegação aos pés de Nossa Senhora de Guadalupe, ligada a tantas outras pessoas reunidas em espaços presenciais e virtuais em todo o Continente e, porque não, em todo o mundo. Nesta nova posição, do CELAM afirma-se que “queremos que as telas se tornem pontes e as mídias, as redes sociais e as plataformas digitais sejam ruas e avenidas cheias de discípulos missionários construindo juntos, em Jesus Cristo, uma vida plena. para todos".
Esta Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, “será uma experiência de escuta, diálogo e encontro , à luz da Palavra de Deus, com o Documento de Aparecida  e o Magistério do Papa Francisco , para contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar nos desafios do continente no contexto da pandemia de Covid-19, reavivar nosso compromisso pastoral e buscar novos caminhos para que todos tenhamos vida em abundância ”. Para mais detalhes, o encontro é neste domingo, dia 24 de janeiro, às 10h45, horário local da Cidade do México, às 17h45 em Madri, por meio das redes sociais do CELAM.
Cronograma:
10:45: Costa Rica - El Salvador - Guatemala - Honduras - México - Nicarágua.
11h45: Colômbia - Cuba - Equador - Panamá - Peru
12h45: Antilhas - Bolívia - Guiana - Haiti - Porto Rico - República Dominicana - Venezuela.
13:45: Argentina - Brasil - Chile - Guiana Francesa - Paraguai - Suriname - Uruguai.
16:45: Portugal
17:45: Alemanha - Bélgica - Espanha - França - Itália - Suíça
Paramaisem formaçãovisita, a partir de 24 de janeiro,apágina da Assembleia Eclesiástica da América Latina e Caribe: www.asntacióneclesia.lat e siga as redes sociais do CELAM: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Fonte:religiondigital
  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário