sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

ENVIO E AGRADECIMENTOS AO PADRE JEAN DE SOUZA


Dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana, na igreja São Francisco de Assis da paróquia da Transfiguração, em Bom Jesus das Selvas-MA
Dom Evaldo ressaltou a importância de ser enviado. O Pe. Jean está sendo enviado a estudar na Espanha direito canônico.

Pe. Jean, hoje não é despedida, é sobre tudo um envio, porque o padre sempre que deixa uma paróquia é para abraçar outra missão, só que desta vez a sua missão está indo mais longe para a Espanha; você aceitou o convite o desafio de estudar, para depois vir assumir a câmara eclesiástica da diocese. 

Os paroquianos fizeram uma homenagem ao pe. Jean 

Padre Jean, existem coisas que acontecem independentes da nossa vontade, mas quando temos uma missão a ser realizada nesse mundo, devemos aceitá-la, pois fazem parte dos desígnios de Deus para a nossa existência.

Porém, em maior quantidade e intensidade foram os momentos especiais e belos de verdadeira experiência de vivência da Palavra Divina, comunhão e união fraterna que vivenciamos juntos: quantas conquistas, quantas vitórias, quantas construções, quantas reformas, quantos novenários, quantas festividades, quantos jantares de confraternização, quantos natais, quantas quaresmas, semanas santas, quantas Páscoas de Nosso Senhor celebramos juntos aqui em nossa Paróquia... 

Quantos irmãos nossos, que muitos nos ajudaram em nossa comunidade paroquial que já não estão mais entre nós, aqui nesta vida, mas que já contemplam a face de nosso Deus. Por todos esses momentos que o senhor nos brindou com a sua presença agradecemos em nome de toda a nossa Paróquia, que tanto o admira.

Padre Jean, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses 08 anos de sua presença no nosso meio, um valioso tesouro: o senhor e sua amizade. Podemos afirmar, com toda a certeza, se hoje nós configuramos essa grande família, comunitária, devemos muito disso ao seu pastoreio, mas sobretudo ao seu amor dedicado a todos nós e à nossa Paróquia.

“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha. Porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra, e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi muito importante. Seus ensinamentos expressos em suas homilias nos ensinaram que viver com fidelidade o Evangelho aproxima as pessoas e nos faz sentirmos iguais e irmãos.

Esta foi a sua mais importante realização: promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de Deus, pois essa constitui a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a plena e total certeza da missão cumprida!

Temos a plena certeza, que o senhor estará sempre presente na história de nossa paróquia, não só por meio de registros e documentos, mas, sobretudo na memória e nos mais nobres sentimentos no coração de cada paroquiano.
Deus o abençoe na nova missão! Muitas felicidades, muitas vitórias, muita fé e tudo de melhor nessa nova etapa de sua vida pessoal e religiosa. 

De todos os movimentos, pastorais, grupos e ministérios, enfim, de toda a Paróquia Transfiguração. Seja muito feliz!

E mais uma vez, o nosso muito, muito, muito obrigado! Não diremos adeus, mas até breve. Ou seria melhor: “Até uma próxima oportunidade... se Deus quiser!”

Palavras de apresentação e agradecimento do pe. Jean;

pe. Ribamar você vai encontrar um povo disposto, corajoso, uma igreja viva, uma igreja que aprendeu a caminhar, e também a exigir a presença do sacerdote... Um povo que sofreu com a lutas de cada dia, um povo que aprendeu e fortaleceu a fé. Eu também aprendi com eles e elas, um povo que confia no seu pároco e um pároco que confia no seu povo e assim fizemos muitas coisas, só tenho que agradecer a cada um de vocês.

“Tu mãe e teus irmãos estão procurando-te” Ele vai dizer quem são minha mãe e meus irmãos? São todos estes aqui!, eu também aqui, em bom Jesus das Selvas encontrei, pai, mãe, irmãos, irmãs, no fundo do meu coração eu agradeço... Muito importante o que eu levo de vocês e é a consideração, o respeito, o legado não se pode comprar, o fato de ter recebido o título de cidadão me configura cada vez mais a cada um de vocês, vocês são a Igreja, eu só contribui conduzindo, assistindo que caminhando junto, vocês são um povo que me ajudou muito e vou trazer comigo para sempre.

Muito obrigado a cada um de vocês.









Nenhum comentário:

Postar um comentário