domingo, 10 de janeiro de 2021

NOSSOS PARABÉNS AO NOSSO BISPO DIOCESANO D. EVALDO

Hoje,  nosso bispo  diocesano D. Evaldo  celebra o seu 23° aniversário  de sua ordenação presbiteral. 
Nossa gratidão  a Deus  pela sua presença  entre nós  e  desejamos  muita sabedoria  para continuar  conduzindo  a nossa diocese.

Biografia do Dom Evaldo Carvalho dos Santos 6º Bispo

6º bispo da Diocese de Viana – (atual bispo em exercício)
Natural de Fortaleza, no Ceará, Dom Evaldo Carvalho nasceu em 09 de março de 1969. Filho de Maria Elizabete Carvalho dos Santos, falecida em fevereiro de 2018, e José Ferreira dos Santos, falecido em janeiro de 2016, tiveram dez filhos, e Monsenhor Evaldo Carvalho é o oitavo filho.

Ingressou na Congregação da Missão em 1990, sendo admitido no Noviciado, em Recife-PE, no ano de 1993, e emitiu seus votos perpétuos em 1995.

Em 1997 foi ordenado Diácono, em Belém do Pará, na Paróquia São Raimundo Nonato.

Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém (PA). Bacharelou-se em Serviço Social pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Fez Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ordenado presbítero no dia 10 de janeiro de 1998, em Fortaleza, Dom Evaldo Carvalho dos Santos iniciou seu ministério na Paróquia de São José de Tucuruí; foi missionário em uma missão da Província de Fortaleza da Congregação da Missão em Itaituba, Pará.

Já exerceu as funções de Superior Provincial da Província de Fortaleza da Congregação da Missão, de 2010 a 2016; Diretor do Seminário da Província de Fortaleza (Propedêutico, Filosofia e Teologia) no período de 2000 a 2008.

Foi membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo Fortaleza, de 2000 a 2003; Vigário paroquial da paróquia de São Raimundo, em Belém, onde também atuou como assessor das CEB’s. Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Fortaleza, 2009, 2016 a 2018; Diretor espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo, em Fortaleza; Assessor eclesiástico das Pastorais Sociais, CEB’s e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, de 2010 a 2013; Pároco da Paróquia Santo Antônio em Quixeramobim, de 2018 a 2019 e Vigário Forâneo da Forania II, na diocese de Quixadá , de 2018 a 2019.

Nomeado bispo pelo Santo Padre Papa Francisco no dia 20 de fevereiro de 2019, Dom Evaldo Carvalho dos Santos se tornou o sexto bispo a assumir a Diocese de Viana, vacante desde a saída de Dom Sebastião Lima Duarte, transferido para a diocese de Caxias, no Maranhão, em dezembro de 2017.

Sagração Episcopal 27 de Abril de 2019 – Catedral Metropolitana em Fortaleza – CE
Posse Canônica 18 de Maio de 2019 – Catedral Nossa Senhora da Conceição em Viana – MA
Lema: Quia Misericordiam










5 comentários:

  1. Parabéns dom Evaldo e muitos anos de vida que Deus lhe proteja lhe abençoe lhe guarde sempre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns dom Evaldo e muitos anos de vida que Deus lhe proteja lhe abençoe lhe guarde sempre

    ResponderExcluir
  3. Parabéns dom Evaldo e muitos anos de vida que Deus lhe proteja lhe abençoe lhe guarde sempre

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue a derramar bênçãos sobre o seu ministério sacerdotal. Parabéns Dom Evaldo!!!

    ResponderExcluir
  5. Hj o nosso Pastor Dom Evaldo faz 4 anos de Episcopado.Desejo a ele bênçãos divinas e que o Espírito Santo lhes conceda sabedoria,fortaleza e muitos anos de vida para guiar o rebanho que lhes foi confiado.

    ResponderExcluir