domingo, 24 de janeiro de 2021

PROPOSTA CRIAÇÃO DE CÚPULA LATINO-AMERICANA PARA UMA 'PASTORAL DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA'

Participantes do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (Reprodução PJ)

Proposta foi lançada encontro de responsáveis nacionais pela pastoral
Organizar uma "Cúpula Latino-Americana da Pastoral da Juventude" que reúna os membros da Pastoral da Juventude de cada nação para se encontrar e dialogar, compartilhando as implicações pastorais da situação atual, os desafios que ela representa para o acompanhamento pastoral dos jovens, e indicar as linhas de ação que permitam o progresso de uma Pastoral da Juventude Missionária, capaz de responder à realidade dos povos do continente.

A proposta foi lançada no Encontro Latino-Americano dos responsáveis pela pastoral nacional da juventude, que se realizou unindo virtualmente mais de 70 delegados de 20 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, conforme informado pela nota emitida pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), recebida pela Fides – agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Participaram bispos presidentes, conselheiros nacionais, secretários executivos e dois jovens representantes das equipes nacionais dos países que fazem parte da Pastoral da Juventude do continente.

Durante o evento, as regiões do México e da América Central, Caribe, Bolivariana e Cone Sul compartilharam as ações empreendidas ao longo do ano de 2020.

"Cientes das dificuldades impostas pela difusão da Covid-19 no continente e não podendo realizar atividades em presença como previsto, os membros da Pastoral da Juventude entraram fortemente no ambiente digital, planejando atividades virtuais para continuar o percurso pastoral e o acompanhamento da juventude latino-americana".

O bispo responsável pela Região do México e América Central, dom Oswaldo Escobar, encorajou os jovens a não desanimarem em situações difíceis e a continuar compartilhando a mensagem do Evangelho a fim de contribuir eficazmente para a construção da civilização do amor.

Retomando algumas reflexões do 20º Encontro Latino-Americano de Líderes Nacionais da Pastoral da Juventude, realizado em Lima em 2019, a equipe latino-americana assegurou que continua caminhando e trabalhando juntos, para dar continuidade aos processos pastorais, apesar das circunstâncias e mudanças para a reestruturação do Celam.

A proposta da "Cúpula Latino-Americana da Pastoral da Juventude" foi bem recebida pelos representantes nacionais e enriquecida através do trabalho em grupo.

Também foi discutida a necessidade de fortalecer a equipe de comunicação da Pastoral da Juventude da América Latina integrando um representante de cada região, com o objetivo de expandir as ações e fortalecer o vínculo entre as regiões.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário