domingo, 31 de janeiro de 2021

TEMPOS DE COVID 19 :TEMPO DE DISCERNIMENTO OU TEMPO DE FANATISMO?

Um médico segura uma dose da Coronavac na cidade Mateus Leite, interior de Minas Gerais.DOUGLAS MAGNO / AFP

Desde 2019 a humanidade vive  amedrontada pela Covid-19. Muitas respostas inúteis e muitas acusações foram trocadas. A partir do  dia 08 de dezembro de 2020 foi iniciada a vacinação na Inglaterra.   Em nosso País a campanha anti-vacina  é muito forte para que os pobres não tenham acesso a vacina enquanto os privilegiados  furam a fila.

Na dimensão religiosa houve  e há um abuso com interpretações inúteis e fundamentalistas que seduz muitas pessoas devido a dificuldade  da  racionalidade de muitas pessoas infelizmente. 

Nas pequenas cidades e   nas periferias onde a religião ainda tem uma certa relevância  na vida das pessoas, não faltam lideres religiosos e políticos  que usam  a  Bíblia e a religião como no relato  das "tentações de Jesus".

Neste relato o diabo leva Jesus para a parte mais alta do templo e faz um desafio:  "Se és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito:  Deus ordenará a seus anjos a teu respeito para que te protejam. E também: "Eles te carregarão nas mãos para que teu pé não tropeces em alguma pedra". Jesus lhe  respondeu." Foi dito: Não tente o Senhor teu Deus( Lc. 4.9-12)

Meus irmãos e irmãs, nestes dias muito difíceis desta pandemia seria muito bom um exercício da escuta interior, de mais autoconhecimento, sobriedade e serenidade para discernir  e encontrar a presença de Deus,  sobretudo naqueles que estão sofrendo.

Peçamos os dons do Espírito Santo, sobretudo do discernimento e da sabedoria para estarmos atentos aos novos apelos que Deus nos faz neste tempo de muita confusão e de muito fanatismo.  Que  o Espírito Santo nos livre da tentação de tentar o Senhor nosso Deus

Por isso vamos fazer o que está ao nosso alcance como o uso das máscaras  higienização das mãos e o distanciamento físico e ajudar as pessoas ao nosso redor a fazer o mesmo.  Cultivar em nós os melhores sentimentos de empatia, compaixão e solidariedade

Boa semana para todos e todas. 

Pe. Antonio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário