quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

FALECEU PADRE NELITO DORNELAS, EX-ASSESSOR DAS PASTORAIS SOCIAIS NA CNBB

Faleceu na noite de quarta-feira, 3 de fevereiro, o padre Nelito Nonato Dornelas, vítima da covid-19. Do clero da diocese de Governador Valadares (MG), padre Nelito foi assessor da então Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atual Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora.

Padre Nelito estava internado no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia (MG). De acordo com informações divulgadas pela diocese de Governador Valadares, seu corpo será trasladado para o município de Abre Campo (MG), sua terra natal, onde será velado e sepultado, em dia e horário a ser definido pela família.

Nascido em 31 de agosto de 1962, padre Nelito foi ordenado presbítero em 11 de julho de 1987. Em sua atuação pastoral no âmbito da Igreja no Brasil, colaborou na animação e articulação das Pastorais Sociais e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), contribuindo também na reflexão das implicações sociopolíticas relacionadas à presença da Igreja Católica no Brasil.

Padre Nelito fez um levantamento histórico das Semanas Sociais Brasileiras, destacado em artigo recente sobre os 30 anos dessa articulação sociopolítica da Igreja no Brasil, e, como assessor da CNBB, foi secretário do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome, tendo se envolvido em iniciativas nacionais e internacionais que pediu mais equidade no acesso aos alimentos. Em 2011, foi suplente da representante da CNBB no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Também foi um dos principais articuladores da 5ª SSB, realizada em 2013. Ele também participou do Secretariado do 13º Encontro Intereclesial das CEBs, realizado em janeiro de 2014, em Crato (CE).

No Regional Leste 2 da CNBB, foi membro da Comissão do Meio Ambiente da Bacia do Rio Doce, do Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce e acompanhou as pastorais e movimentos sociais. Recentemente, foi assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

 Fonte:cnbb.org.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário