sexta-feira, 19 de março de 2021

CEFEP SISTEMATIZA E PUBLICA GUIA PARA DINAMIZAR A CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE FÉ E POLÍTICA NO PAÍS

 O Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) realizou, no último dia 13 de março, o lançamento do “Guia para a Criação de Escolas de Fé e Política”. Segundo o diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, o guia, elaborado pela Coordenação Ampliada do Centro, buscou atender a vários pedidos feitos por dioceses e grupos que trabalham com o tema da formação e que querem iniciar essas iniciativas em suas localidades, mas trazem consigo muitas dúvidas.
O lançamento foi realizado a partir de um seminário que contou com a presença de mais de 90 pessoas, cuja maioria foi composta por membros das coordenações de Escolas locais espalhadas pelo Brasil. O Seminário contou com uma análise de conjuntura, feito por Gilberto Cardoso, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). A análise buscou fazer uma abordagem histórica do cenário político brasileiro e apresentou a realidade contemporânea e seus desafios.
Outra fala de destaque no seminário foi do pastor José Marcos, da Igreja Batista de Coqueiral no Recife. Ele falou sobre a importância das escolas de Fé e Política no momento atual. Segundo ele, não se pode construir o Reino de Deus, deixando Deus de lado. Também chamou a atenção em sua fala, a constatação de que a religião muitas vezes despolitiza o povo e que, portanto, essa atitude não caminha para a proposta do Reino De Deus que tanto almejamos.
Apresentação do Guia e das possibilidades tecnológicas
A Coordenação Ampliada do CEFEP aproveitou o seminário também para apresentar aos participantes os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para que as Escolas de Fé e Política possam continuar realizando seus trabalhos de formação nessa área, mesmo num processo desgastante trazido pela pandemia. O casal Mônica e Paulo Lopes, da Rede de Escolas da Cidadania do Regional Sul 1 da CNBB, disponibilizou um material com conteúdo riquíssimo com informações de diversas plataformas utilizadas para aulas e reuniões online.
A Apresentação do Guia para criação de Escolas de Fé e Política ficou por conta do membro da Coordenação Ampliada do CEFEP, Luiz Henrique Ferfoglia Honório. Ela falou dos objetivos do material ofertado e do resultado da pesquisa para chegar à versão final do documento e que agora será disponibilizado para toda a Igreja do Brasil e demais grupos interessados.
O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geovane Pereira de Melo, destacou, em sua fala, a importância do trabalho desenvolvido pelas Escolas locais, regionais e a turma nacional para o processo formativo dos cristãos leigos e leigas no Brasil.
O padre Paulo Adolfo apontou que o Seminário proporcionou uma forma de interação com as pessoas responsáveis pelas diversas experiências realizadas no campo da formação em Fé e Política, além de servir como divulgação dos trabalhos por ela realizados. Ainda em 2021, estão previstos mais 2 Seminários com essas Escolas e suas lideranças. Em razão da pandemia, a formação será realizada de forma virtual e remota.
Acesse o Guia aqui.

 Fonte: cnbb.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário