sexta-feira, 26 de março de 2021

DECRETO SOBRE CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Prot. N. 09/2021
DOM EVALDO CARVALHO DOS SANTOS, CM PELA GRAÇA DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DA DIOCESE DE VIANA (MA)

DECRETO

CELEBRAÇÕES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Saudações em Cristo! Saúde e paz!

Embora nossos padres e nossas paróquias tenham se esforçado para cumprir todas as medidas e protocolos exigidos pelas autoridades civis e sanitárias, e eclesiástica, no tocante ao enfrentamento da nova onda da pandemia, isso não tem sido suficiente, temos acompanhado a crescente expansão do novo coronavírus no Brasil e em nossa região.

Vivemos o pior momento da pandemia. O aumento da velocidade de contágio provocado pela nova variante do coronavírus tem provocado a redução do número de leitos de enfermaria e terapia intensiva disponíveis. Já se fala em crise no abastecimento de oxigênio, medicamentos, sedativos e outros insumos, tanto na rede pública como privada.

Cada dia mais pessoas, próximas a nós, testam positivo para o COVID-19, avançam os números de pessoas internadas e também de óbitos. Chegamos ao alarmante número de 301.087 vidas perdidas para a pandemia.

Já são muitos os paroquianos e agentes de pastoral contaminados pelo vírus, o que nos coloca todos em estado de alerta.

A campanha de vacinação ainda segue em ritmo muito lento.

Este grave momento da pandemia que atravessamos, requer que sejam tomadas medidas mais rígidas para conter ou ao menos diminuir o número de casos e de mortes.

Nosso desejo, acima de tudo é preservar a vida humana, a fim de que a Páscoa que se aproxima seja celebrada com júbilo e alegria. Neste tempo de conversão e exercício de piedade que a vitória de Cristo sobre a cruz possa nos encorajar na luta contra esse e outros males que assolam a vida do nosso povo.

Temos a certeza de que essa situação é temporária e que, em breve, estaremos novamente juntos celebrando a fé e desfrutando da vida em comunidade.

Diante do atual cenário, por ocasião do último Conselho Presbiteral, acontecido no dia 24 de março de 2021, com nossa responsabilidade e autêntico compromisso na defesa e promoção da vida,

DECRETAMOS

1) As celebrações e reuniões ficam suspensas a partir do dia 29 de março de 2021, inclusive;

2) Os párocos providenciem a transmissão das celebrações online, auxiliados por um número restrito de pessoas, bem como incentivem seus paroquianos a participarem do Mistério Pascal de Jesus pela rádio e TV;

3) As igrejas, permaneçam abertas para visitas ao Santíssimo Sacramento e às orações pessoais;

4) Os sacerdotes, como pastores solícitos para suas ovelhas, mantenham o atendimento individualizado aos fiéis;

5) As Secretarias das Paróquias permaneçam abertas para ajudar na orientação dos fiéis;

6) Aos fiéis sejam recomendados vivamente, neste tempo, a oração pessoal ou em família como, por exemplo a leitura orante da Bíblia ou o santo terço.

7) Sejam também estimuladas formas de solidariedade com aqueles que sofrem as consequências econômicas da pandemia;

8) Para a celebração dos sacramentos da Penitência e da Unção dos enfermos, bem como para celebração dos funerais e a visita aos idosos e doentes, se observem as orientações emitidas em decretos anteriores, para as mesmas situações;

9) A volta da participação dos fiéis às celebrações ficará condicionada a melhora no quadro geral dos indicadores de contaminação e do avanço da imunização pela vacina contra o COVID-19.

10) As paróquias que já estão com as suas atividades religiosas presenciais suspensas por decreto do Município – em vigor para os dias 25, 26, 27 e 28 de março – obedeçam ao mesmo decreto, mas providenciem a transmissão das celebrações litúrgicas online.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Viana (MA), aos 26 de março de 2021.

Em comunhão fraterna e preces


+ Evaldo Carvalho dos Santos, CM Bispo diocesano de Viana (MA)

Pe. Luigi Zuncheddu Chanceler


_______________________ 
Praça Monsenhor Arouche, 132 – Centro – Caixa Postal 07 – 65215-000 VIANA-MA Fone: (98) 3351-1174 – Site: www.diocesedeviana.org.br – Mail: mitra@diocesedeviana.org.br

Diocese de Viana.MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário