1) A primeira atitude das pessoas e NEGAR a realidade, é o nível mais primário, até hoje muitas pessoas ainda estão neste nível e querem viver como se o coronavírus não existisse. Por isso fazem aglomerações, são inconsequentes, não usam máscaras e nem lavam as mãos. Este grupo apenas colabora com o vírus e vive a ilusão que negando a realidade o vírus vai desaparecer ou como pensam não existe.
2) Aqueles que superam esta fase chegam ao segundo nível CULPAR os outros. Já admitem que o vírus existe, mas a culpa da sua existência e da sua contaminação são os outros. Pensam que assim, eles não tem a responsabilidade e terceirizam a culpa. Atitude muito comum em algumas lideranças e nas pessoas que não assumem sua parcela de responsabilidade.
3) Os que conseguem ultrapassar a culpabilização dos outros ACEITAM a realidade e começam a conviver com os limites impostos pela pandemia e tomam os cuidados necessários para não se contaminar e ainda tentam ajudar os outros para não se contaminarem.
Você está em qual estágio? Pense nisso e tome a melhor decisão. Não fique esperando por governantes e líderes omissos. Faça a sua parte, cuide da sua saúde e de quem estiver próximo de você. Seja um bom samaritano que cuida da dor do outro e não seja um insensível que despreza a dor do outro.( Lc, 10, 25-37).
Boa reflexao. Simples e clara. Gostei.
ResponderExcluir