segunda-feira, 29 de março de 2021

PEQUENA REFLEXÃO SOBRE O ATUAL MOMENTO DA PANDEMIA DO COVID 19


A  pandemia do coronavírus nos trouxe  grandes perdas. O ser humano tem muita dificuldade em lidar com as perdas.   Vou tentar descrever em breves palavras como estamos vivendo este  processo. Geralmente nos agrupamos em três grupos ou temos um destas três atitudes.

1) A primeira atitude das pessoas e NEGAR a realidade, é o nível mais primário, até hoje muitas pessoas  ainda estão neste nível e querem viver como se o coronavírus não existisse. Por isso fazem aglomerações, são inconsequentes, não usam máscaras e nem lavam as mãos. Este grupo apenas colabora com o  vírus e vive a ilusão que negando a realidade o vírus vai desaparecer ou como pensam não existe.

2)  Aqueles que superam esta fase chegam ao segundo nível  CULPAR os outros. Já admitem que o vírus existe,  mas a culpa da sua existência e da sua contaminação são os outros. Pensam que assim, eles não tem a responsabilidade e terceirizam a culpa. Atitude muito comum em algumas lideranças e nas pessoas que não  assumem sua parcela de responsabilidade.

3) Os que conseguem ultrapassar a culpabilização dos outros ACEITAM a  realidade e começam a conviver com os limites impostos  pela pandemia  e tomam os cuidados necessários  para não se contaminar e ainda tentam ajudar  os outros para não se contaminarem.

Você está em qual estágio? Pense nisso e tome a melhor decisão. Não fique esperando por governantes e líderes  omissos. Faça a sua parte, cuide da sua saúde e de quem estiver próximo de você.  Seja um bom samaritano que cuida da dor do outro e não seja um insensível que despreza a dor do outro.( Lc, 10, 25-37).

Um comentário: