quarta-feira, 21 de abril de 2021

PROPOSTA DE ROTEIRO DA VISITA DA IMAGEM DE SÃO JOSÉ NAS PASTORAS, MOVIMENTOS COMUNIDADES DE MAIO A OUTUBRO - DIOCESE DE VIANA.MA

Diocese de Viana
 Ano de São José e da Família 2021
 
Proposta de roteiro da visita da imagem de São José nas pastorais, movimentos e comunidades de maio a outubro
 
C.: A grandeza de São José consiste no fato de ter sido o esposo de Maria e o pai de Jesus. Como tal, afirma São João Crisóstomo, “colocou-se inteiramente ao serviço do plano salvífico”. São José é um pai que foi sempre amado pelo povo cristão, como prova o fato de lhe terem sido dedicadas numerosas igrejas por todo o mundo; de muitos institutos religiosos, confrarias e grupos eclesiais se terem inspirado na sua espiritualidade e adotado o seu nome; e de, há séculos, se realizarem em sua honra várias representações sacras. Muitos Santos e Santas foram seus devotos apaixonados, entre os quais se conta Teresa de Ávila que o adotou como advogado e intercessor, recomendando-se instantemente a São José e recebendo todas as graças que lhe pedia; animada pela própria experiência, a Santa persuadia os outros a serem igualmente devotos dele.

Canto:

 1. Vinde, alegres cantemos, a Deus demos louvor, a um Pai exaltemos, sempre com mais fervor. 
Refrão: São José, a vós nosso amor, sede o nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor. (2x) 
D.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Saudações a São José:
T.: Ave José, imagem de Deus Pai, Pai do Filho de Deus, templo do Espírito Santo. ave José, amado pela Santíssima Trindade, fiel cooperador do projeto de Deus, esposo digníssimo da Virgem Mãe, Pai adotivo do próprio Filho do Altíssimo, protetor de todos os filhos e filhas de Deus, homem de escuta, determinado e justo, exemplo de fé, coragem e paciência, espelho de humildade, obediência e amor. Bendito seja o Pai eterno, que vos escolheu, bendito seja o Filho que vos amou, bendito seja o Espírito Santo que vos santificou, bendita seja Maria, vossa esposa, que vos amou como esposo e irmão! benditos para sempre, quantos bendizem o vosso nome e vos amam. Amém! 

Canto: 2. Quis o Verbo Divino, dar-vos nome de pai, um glorioso destino, para nós impetrai. Refrão: São José, a vós nosso amor, sede o nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor. (2x) 3. Vós, esposo preclaro, amantíssimo pai, dos cristãos firme amparo, este canto aceitai. Refrão. 

Textos bíblicos que mencionam São José (a escolher, meditar e partilhar): 

Mt 1,18-25 – A anunciação do anjo a José 
Mt 2,1-12 – Os visitantes do Oriente
Mt 2,13-18 – A fuga para o Egito
Mt 2,19-23 – A volta do Egito
Lc 2,1-7 – O nascimento de Jesus
Lc 2,8-21 – A visita dos pastores e dos anjos
Lc 2,22-40 – Jesus é apresentado no templo
Lc 2,41-52 – Jesus é encontrado no templo 

Preces:
C.: Ó Deus nosso Pai, de vós procede toda paternidade no céu e na terra. Vós sois a fonte do amor.

T.: Humildemente queremos Ti pedir a vossa bênção sobre nossas famílias por intercessão de São José.

C.: Abençoai, ó Deus, cada uma das pessoas que hoje aqui encontramos. Abençoai suas vidas e projetos, dando-lhes firmeza na fé e saúde plena. Fazei que a vossa graça guie os pensamentos e as ações de todos os casais para o bem desta família e de todas as famílias do mundo neste tempo de pandemia.

T.: Com o coração de Pai afastai, Senhor, de nós toda forma de divisão e discórdia. Dai-nos a união, o perdão e a paz.

C.: Fazei que o amor seja mais forte que qualquer debilidade e crise pelas quais, ás vezes, passam nossas famílias. Fazei-nos portadores da vossa esperança, construtores do vosso amor e confiantes na vossa bondade.

T.: Fazei-nos portadores da vossa bênção no mundo, evangelizando e testemunhando o vosso Reino nas diferentes realidades, sobretudo nas mais sofridas nos dias de hoje. 

Outras preces espontâneas...

D.: Coroa em honra a São José: 
Creio..., Pai nosso..., Ave Maria... 

Nas contas grandes: 
• Jesus, Maria e José, em vossas mãos eu entrego a santa Igreja, o nosso país e a família humana. 
• Jesus, Maria e José, a vós entrego o meu coração, o meu corpo e a minha alma. 
• Jesus, Maria e José, ficai comigo no último momento da minha vida. Nas contas pequenas: 
• São José, que amais o Coração de Jesus, rogai por nós! 

No fim da coroa, rezemos:
“Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro a mor, confiantes, a Vós nos consagramos. 
Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias, lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. 
Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais haja n as famílias episódios de violência, de fechamento e divisão. E quem tiver sido ferido ou escandalizado seja rapidamente consolado e curado. 
Sagrada Família de Nazaré, fazei que todos nos tornemos conscientes do caráter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus. 
Jesus, Maria e José, ouvi nos e acolhei a nossa súplica. Amém.” 

Bênção da casa:
C.: Irmãos e irmãs, bendigamos ao Deus da vida por esta água e peçamos que ela renove em nossa vida a graça do santo batismo, para permanecermos fiéis no seguimento a Jesus. Confiantes rezemos: 

T.: Deus de amor e bondade, nós te bendizemos por esta água que criastes para fecundar a terra, lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Por ela libertaste o teu povo do cativeiro e aplacastes no deserto a sua sede; por ela os profetas anunciaram uma nova aliança e, consagrada pelo Cristo no Jordão, criaste uma nova humanidade. Que esta água, recordando nosso batismo, nos faça participar da alegria dos que foram batizados em nome da Trindade. Por Cristo nosso Senhor. 
(Alguém asperge as pessoas e em seguida a casa. Canta-se um refrão a escolha)

Canto final: 
1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente, 
Que nenhuma família termine por falta de amor. 
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, 
E que nada no mundo separe um casal sonhador!
 
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte, 
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. 
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte, 
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois. 

Que a família comece e termine sabendo onde vai, 
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. 
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor, 
E que os filhos conheçam a força que brota do amor! Refrão: Abençoa, S enhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também. (2x) se um refrão a escolha. )


ORAÇÃO E BÊNÇÃO DE ENVIO DA PEREGRINAÇÃO DE SÃO JOSÉ PARA AS PASTORAIS, MOVIMENTOS NAS PAROQUIAS 

Leitor 1: “A missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e as mãos daqueles que ajudam.”

Leitor 2: No ano de São José e da família somos POVO DE ENVIADOS: A Igreja de Cristo é Apostólica. Isso significa que ela está fundada, por vontade de Cristo, sobre a confissão de fé dos apóstolos. Pela mesma razão, a Igreja é também missionária: os apóstolos, de fato, foram os primeiros missionários. Embora na Escritura não exista a palavra “missionário”, contudo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos a expressão “envio” e “pessoas enviadas.”

Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.

Leitor 2: Rejeitar o enviado, na Bíblia, é como rejeitar aquele que enviou. É o próprio Jesus que afirma: “Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe ao que me enviou” (Mt 10,41). O enviado é inseparável daquele que o envia.

Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.

Leitor 3: Jesus, o filho do carpinteiro é o enviado por excelência. Ele é superior a todos os outros enviados. Os profetas foram apenas servos, portadores da mensagem de Deus. Jesus é a própria Palavra viva de Deus. 

Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor. 

Preces: Deus da vida e do amor, iluminai a caminhada peregrinante com a imagem de São José na nossa Diocese de Viana, de nossas paróquias e comunidades, pastorais e movimentos para que possam ser testemunhas vivas do teu amor em cada família no mundo. 

Todos: Tornai-nos missionários do seu amor. 

D.: BÊNÇÃO DE ENVIO - Vai meu irmão! Lá em tua comunidade, pastorais e movimentos anunciarás Jesus Cristo e o seu Evangelho com o olhar materno, servirás os pobres, os excluídos do banquete da vida. Falarás com quem nunca andou ou não andará mais contigo. Tu te aproximarás com muito carinho do povo que tem múltiplas culturas e diferentes tradições.

L.2. Não imporás as tuas ideias! Não darás nunca a impressão de que vais para ensinar, para civilizar, para instruir, para colonizar! Jamais violentarás a alma do povo que é teu povo! Oferecerás com gratuidade o testemunho de tua fé, de tua esperança e de teu amor. Viverás o espírito de despojamento e darás a tua vida até o fim, até as últimas consequências! 

L.1. Assim, tu terás o privilégio e a felicidade de viver a graça de todas as graças! Encontrarás o Senhor que disse: “Depois que eu ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia” (Mc 14,28). Missão é sempre ir à Galileia, as Galileias de todos os continentes! Nossa Senhora da Conceição, padroeira de nossa diocese de Viana vos proteja sempre e em todos os lugares por onde andares! 

O SENHOR TE ESCOLHEU, TE CONSAGRA e ENVIA. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário