sexta-feira, 4 de junho de 2021

CORPUS CHRISTI: UM POUCO DA HISTÓRIA


Afinal, o que significa Corpus Christi? Qual é a história desse feriado religioso transformado em ponto facultativo?

Antes de mais nada, a festividade não remonta a nenhum registro bíblico ou passagem atribuída a Jesus Cristo em vida. Foi uma invenção medieval, de 1209, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258) passou a ter visões que, segundo ela depois relatou ao então cônego Tiago Pantaleão (1195-1264), solicitavam à Igreja que houvesse uma festa em honra ao sacramento da eucaristia.

Em 1261, Pantaleão se tornou papa e assumiu o nome de Urbano IV. Dois anos mais tarde, um milagre teria acontecido em Bolsena, na região de Roma — o relato é de que um padre viu escorrer sangue da hóstia enquanto celebrava a eucaristia. Em função disso e recordando as confidências da freira, Urbano instituiu a festa de Corpus Christi.

No último dia 03 de junho de 2021, a Paróquia Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assim, em Buriticupu-Ma, celebrou a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou mais conhecida como Corpus Christi. Celebramos a Eucaristia com o vigário paroquial Padre José Gilberto presidindo. 












Texto: Ministério de Acólitos/André (coroinha)

Um comentário:

  1. Pe. Antonio Rodrigues5 de junho de 2021 05:31

    Parabéns André pelo texto da postagem. Continue firme na fé

    ResponderExcluir