segunda-feira, 7 de junho de 2021

"FRANCISCO: "A IGREJA DOS PERFEITOS E DOS PUROS É UMA SALA ONDE NÃO HÁ LUGAR PARA NINGUÉM"

"O drama de hoje é que a sede muitas vezes desaparece. As perguntas sobre Deus foram extintas.


Papa, em Corpus Christi

“Um sinal que nos leva a pensar na humanidade sedenta, sempre em busca de uma fonte de água para saciá-la e regenerá-la”

"Para se tornar pão partido para os outros"

«Devemos ir à cidade, encontrar as pessoas, aprender a reconhecer e despertar a sede de Deus e o desejo do Evangelho»

“A Igreja também deve ser uma sala grande. Não um círculo pequeno e fechado, mas uma comunidade de braços abertos, acolhedora a todos "

Na ausência de poder celebrar a procissão de Corpus Christi pelas ruas de Roma devido à pandemia, o Papa Francisco quis presidir a solene Eucaristia na Basílica de São Pedro. Com uma homilia carregada de simbolismo, um apelo à missão centrado em três imagens: O homem com o jarro de água, a sala grande e Jesus partindo o pão. Eles representam os “lugares” em nossas vidas onde Deus nos pede para recebê-lo ”. Para o Papa, a Igreja deve “despertar a sede de Deus” e ser uma “sala ampla”, para assim se tornar “pão partido para os outros”. Porque “a Igreja dos perfeitos e dos puros é uma sala onde não há lugar para ninguém”.


Primeira leitura do livro do Êxodo. Segunda leitura da carta aos Hebreus. Lendo do Evangelho de Marcos.

Homilia do Papa

Jesus mandou seus discípulos irem preparar o lugar onde iriam celebrar a refeição pascal. Foram eles que lhe perguntaram: "Onde você quer que a gente vá preparar o jantar de Páscoa para você comer?" (Mc14.12). Também nós, enquanto contemplamos e adoramos a presença do Senhor no Pão Eucarístico, somos chamados a nos perguntar: Em que “lugar” queremos preparar a Páscoa do Senhor? Quais são os “lugares” em nossas vidas onde Deus nos pede para recebê-lo? Gostaria de responder a estas perguntas detendo-me em três imagens do Evangelho que ouvimos (Mc 14,12-16,22-26).
Papa, no Corpus

A primeira é a do homem carregando uma jarra de água (cf. v. 13). É um detalhe que parece supérfluo. No entanto, esse homem totalmente anônimo se torna um guia para os discípulos que procuram o lugar que mais tarde será chamado de Cenáculo. E o jarro de água é o sinal para reconhecê-lo. Um sinal que nos leva a pensar na humanidade sedenta, sempre em busca de uma fonte de água para saciá-la e regenerá-la. Todos nós caminhamos pela vida com um jarro na mão. Temos sede de amor, de alegria, de uma vida fecunda em um mundo mais humano. E para saciar essa sede, a água das coisas do mundo é inútil, porque é uma sede mais profunda, que só Deus pode saciar.

Vamos continuar com este "sinal" simbólico. Jesus diz aos seus que onde quer que um homem os leve com uma jarra de água, a refeição da Páscoa pode ser celebrada ali. Para celebrar a Eucaristia, portanto, é necessário reconhecer, antes de tudo, a nossa sede de Deus: sentir necessidade dele, desejar sua presença e seu amor, ter consciência de que não podemos progredir sozinhos, mas que precisamos de comida e bebida de vida eterna que nos sustente no caminho.

O drama de hoje é que a sede muitas vezes desaparece. As perguntas sobre Deus foram extintas, o desejo por Ele desapareceu, os buscadores de Deus são cada vez mais raros. Deus não atrai mais porque não sentimos mais nossa sede profunda. Mas só onde há um homem ou uma mulher com um cântaro de água - pensemos na Samaritana (cf. Jn 4,5-30) - o Senhor pode revelar-se como Aquele que dá vida nova, que nutre os nossos sonhos com confiança e esperança, nossas aspirações, presença de amor que dá sentido e direção à nossa peregrinação terrena.
Papa, em Corpus

Como já avisamos, é aquele homem com a jarra que conduz os discípulos à sala onde Jesus instituirá a Eucaristia. É a sede de Deus que nos leva ao altar. Se não tivermos sede, nossas celebrações se tornarão áridas. Portanto, mesmo como Igreja, o pequeno grupo de fiéis que se reúne para celebrar a Eucaristia não pode ser suficiente; Devemos ir à cidade, encontrar as pessoas, aprender a reconhecer e despertar a sede de Deus e o desejo do Evangelho.

A segunda imagem é a da grande sala do andar superior (cf. v. 15). É ali onde Jesus e o seu povo celebrarão a ceia pascal e esta sala fica na casa de uma pessoa que os acolhe. Dizia Don Primo Mazzolari: «Então um homem sem nome, dono de uma casa, emprestou-lhes o seu quarto mais bonito. [...] Ele deu o que tinha de melhor, porque em torno do grande sacramento é necessário que tudo seja grande: espaço e coração, palavras e gestos »(La Pasqua, La Locusta 1964, 46-48).

Sala espaçosa para um pequeno pedaço de pão: Deus se faz pequeno como um pedaço de pão e justamente por isso é necessário um grande coração para poder reconhecê-lo, adorá-lo e recebê-lo. A presença de Deus é tão humilde, oculta, às vezes invisível, que para ser reconhecida necessita de um coração preparado, desperto e acolhedor.

Se o nosso coração, em vez de ser uma sala espaçosa, se assemelha a um armazém onde desejamos conservar coisas do passado; se assemelha-se a um sótão onde há muito deixamos nosso entusiasmo e nossos sonhos; Se parecer um quarto estreito e escuro porque vivemos apenas de nós mesmos, de nossos problemas e de nossas amarguras, então será impossível reconhecer essa presença silenciosa e humilde de Deus. É necessário um quarto espaçoso. O coração precisa ser ampliado. É necessário sair da pequena sala de nós mesmos e entrar no grande espaço do espanto e da adoração. E isso nos falta. Se faltam espanto e adoração, não há caminho que leve ao Senhor.
Corpus, no Vaticano

Essa é a atitude diante da Eucaristia, disso precisamos: adoração. A Igreja também deve ser uma sala espaçosa. Não um círculo pequeno e fechado, mas uma comunidade de braços abertos, acolhedora para todos. Perguntemo-nos: quando se aproxima alguém que está ferido, que errou, que tem outro caminho de vida, a Igreja é um espaço amplo para o acolher e conduzi-lo à alegria do encontro com Cristo?

A Eucaristia quer alimentar os cansados ​​e famintos pelo caminho, não o esqueçamos! A Igreja dos perfeitos e puros é uma sala onde não há lugar para ninguém; A Igreja das Portas Abertas, que celebra em torno de Cristo, é ao invés uma grande sala onde todos podem entrar.

Finalmente, a imagem de Jesus partindo o pão. É o gesto eucarístico por excelência, o gesto que identifica a nossa fé, o lugar do nosso encontro com o Senhor que se oferece para nos fazer renascer para uma vida nova. Esse gesto também surpreende. Até aquele momento, cordeiros eram mortos e oferecidos em sacrifício a Deus, agora é Jesus que se torna um cordeiro e se sacrifica para nos dar vida. Na Eucaristia contemplamos e adoramos o Deus de amor. É o Senhor, que não quebra ninguém, mas quebra a si mesmo. É o Senhor, que não exige sacrifícios, mas se sacrifica. É o Senhor, que nada pede, mas dá tudo.
Freira

Para celebrar e viver a Eucaristia, também nós somos chamados a viver este amor. Porque você não pode partir o Pão de Domingo se seu coração estiver fechado para os irmãos. Você não pode comer deste Pão se não compartilhar os sofrimentos de quem precisa. No final de tudo, mesmo nas nossas solenes liturgias eucarísticas, só restará o amor. E a partir de agora as nossas Eucaristias transformam o mundo na medida em que nos deixamos transformar e nos tornamos pão partido para os outros.

Irmãos e irmãs, onde “preparar a ceia do Senhor” também hoje? A procissão com o Santíssimo Sacramento - característica da festa de Corpus Christi, mas que não podemos fazer neste momento - lembra-nos que somos chamados a sair levando Jesus. Saia com entusiasmo levando a Cristo aqueles que encontramos no dia a dia. Assim nos tornamos uma Igreja com o cântaro na mão, que desperta a sede e carrega a água.

Abramos bem os nossos corações no amor, para sermos a sala espaçosa e acolhedora onde todos podem entrar e encontrar o Senhor. Vamos viver nossas vidas com compaixão e solidariedade, para que o mundo veja através de nós a grandeza do amor de Deus. E então o Senhor virá, mais uma vez ele nos surpreenderá, mais uma vez ele se tornará alimento para a vida do mundo. E ele nos satisfará para sempre, até o dia em que, no banquete do céu, contemplaremos seu rosto e nos alegraremos sem fim. 

Religión Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário